Ligue os pontos. “Livros para colorir”, erradicar seu uso nas escolas: um projeto de A/r/tografia Visual

Autores

  • Clara Deguines Guillem 0000-0001-8821-4588
  • Ricardo Marin Viadel 0000-0001-9918-0627

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.204

Palavras-chave:

Arte, Educação, Livro para colorir

Resumo

 O texto em questão traz uma reflexão acerca dos livros de ilustra­ção para colorir e seu papel na educação, considerando que eram até pouco tempo voltados ao público infantil. O questionamento que se apresenta é em relação à formação em artes que esta modalidade de livro pode trazer. Considerando a composição gráfica deste tipo de material, observou-se que os mesmos são desprovidos de valores estéticos mais elaborados, são gros­seiros e não trazem aprendizado, mas sim atividades repetitivas. A intenção ao apresentar uma nova proposta para este tipo de livro por meio do projeto A/r/tografia Visual, é formular materiais que de fato possam contribuir com educação de crianças em pré-escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Deguines Guillem, 0000-0001-8821-4588

É licenciada em Belas Artes pela Universidad Compluten­se de Madrid (UCM) e mestre em Artes Visuais e Educação pela Universidad de Granada (UGR). Realiza dois estágios de pesquisa, um na Universidad de París V Descartes (2017), e outro na Universi­dad Nacional Autónoma de Honduras (UNAH) (2016). Ilutradora, em 2016 pu­blicou os cinco livros do projeto “Olma y Ofe” em edição digital (www.olmayofe. com). Em 2017, publicou o livro ilutrado “Curucusí”. “Bicho de luz” junto a Ana López Seoane, com a qual também publi­cou recentemente (2019) o livro “Onde residem os contos”. Exposições: Exposi­ção individual “Projeto Olma y Ofe” no espaço The Organic co. em Guadalajara (España) em 2017. Entre 2018 e 2019 par­ticipou de várias exposições junto ao Co­letivo de Mulheres Artistas Guadalajara (CMAG).

Ricardo Marin Viadel, 0000-0001-9918-0627

É licenciado em Belas Artes, Universidad de Barcelo­na e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação, Universidad de Valencia. Foi professor das Universidades de Valencia (1980-81), Barcelona (1981-84) e Complu­tense de Madrid (1984-88). Atualmente é catedrático de Educação Artística na Fa­culdade de Bellas Artes da Universidad de Granada e coordenador do programa interuniversitário de doutorado ‘Artes e Educação’ (http://doctorados.ugr.es/ar­teducacion/).

Referências

Autores Vários. Arte Antiestres. 100 jardines para colorear In: Anti-stress art. 100 gardens coloring pages. Barcelona: Plaza & Janes, 2014.

CAHNMANN-TAYLOR, M.; SIEGESMUND, R. (eds.). Arts-Based Research In Education. Foundations for Practice. In: Investigacion Basada en Artes en Educacion. Fundamentacion de la practica. New York: Routledge, 2008.

COEN, J.; COEN, E.; BEVAN, T.; FELLNER, E. (producers) & Coen, J.; Coen, E. (directors). Hail! Caesar In: !Ave! Cesar. United States: Universal Pictures, 2016.

Autores Vários. Arte Antiestres. 100 jardines para colorear In: Anti-stress art. 100 gardens coloring pages. Barcelona: Plaza & Janes, 2014.

CAHNMANN-TAYLOR, M.; SIEGESMUND, R. (eds.). Arts-Based Research In Education. Foundations for Practice. In: Investigacion Basada en Artes en Educacion. Fundamentacion de la practica. New York: Routledge, 2008.

COEN, J.; COEN, E.; BEVAN, T.; FELLNER, E. (producers) & Coen, J.; Coen, E. (directors). Hail! Caesar In: !Ave! Cesar. United States: Universal Pictures, 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9780571343171-div-00000005

KRUGER, B. Mando a distancia: poder, culturas y el mundo de las apariencias In: Remote Control: Power, Cultures, and the World of Appearances. Madrid: Tecnos, 1998.

LUNA Rodriguez, C. Cuento ilustrado realizado con y para personas con discapacidad intelectual: propuesta de un lenguaje grafico para la buena comprension de historias por parte de personas que no tengan adquirida la lectoescritura. In: Illustrated book made with and for people with intellectual disabilities: proposal for a graphical language for a proper understanding of stories by people who do not have acquired literacy. Granada: Universidad de Granada, 2014. Disponível em: http://0-hera.ugr.es.adrastea.ugr.es/tesisugr/24182540.pdf.

MAGRITTE, R.. La trahison des images. Ceci n’est pas une pipe. In: La traicion de las imagenes. Esto no es una pipa. | The Treachery of Images. This is Not a Pipe. Oleo sobre tela, 60.33 x 81.12 x 2.54 cm. Los Angeles County Museum of Art: Los Angeles, 1929. Disponível em: http://collections.lacma.org/node/239578.

MARIN-VIADEL, R. & ROLDAN, J. Quality Criteria in Visual A/r/tography Photo Essays: European Perspectives After Daumier’s Graphic Ideas. In: Criterios de calidad en Fotoensayos de A/r/tografia Visual: Una perspectiva europea a partir de las ideas graficas de Daumier. Visual Arts Research, 38 (2), 13-25, 2012. DOI: https://doi.org/10.5406/visuartsrese.38.2.0013

PIRANDELLO, L. Seis personajes en busca de autor: comedia por hacer. In: Six Characters In Search of an Author. Madrid: Edaf, 2001 [1921].

RENAU, J. The American Way of Life. Fotomontajes: 1952-1966. Barcelona: Gustavo. 1977.

WALT Disney Company. Princesas. Pinta mi mundo. In: Princesses. Paint My World. Barcelona: Libros Disney, 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Deguines Guillem, C. ., & Marin Viadel, R. (2020). Ligue os pontos. “Livros para colorir”, erradicar seu uso nas escolas: um projeto de A/r/tografia Visual. DAT Journal, 5(2), 239–250. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.204

Edição

Seção

Ensino da Arte