Ligue os pontos. “Livros para colorir”, erradicar seu uso nas escolas: um projeto de A/r/tografia Visual
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.204Palavras-chave:
Arte, Educação, Livro para colorirResumo
O texto em questão traz uma reflexão acerca dos livros de ilustração para colorir e seu papel na educação, considerando que eram até pouco tempo voltados ao público infantil. O questionamento que se apresenta é em relação à formação em artes que esta modalidade de livro pode trazer. Considerando a composição gráfica deste tipo de material, observou-se que os mesmos são desprovidos de valores estéticos mais elaborados, são grosseiros e não trazem aprendizado, mas sim atividades repetitivas. A intenção ao apresentar uma nova proposta para este tipo de livro por meio do projeto A/r/tografia Visual, é formular materiais que de fato possam contribuir com educação de crianças em pré-escolas.
Downloads
Referências
Autores Vários. Arte Antiestres. 100 jardines para colorear In: Anti-stress art. 100 gardens coloring pages. Barcelona: Plaza & Janes, 2014.
CAHNMANN-TAYLOR, M.; SIEGESMUND, R. (eds.). Arts-Based Research In Education. Foundations for Practice. In: Investigacion Basada en Artes en Educacion. Fundamentacion de la practica. New York: Routledge, 2008.
COEN, J.; COEN, E.; BEVAN, T.; FELLNER, E. (producers) & Coen, J.; Coen, E. (directors). Hail! Caesar In: !Ave! Cesar. United States: Universal Pictures, 2016.
Autores Vários. Arte Antiestres. 100 jardines para colorear In: Anti-stress art. 100 gardens coloring pages. Barcelona: Plaza & Janes, 2014.
CAHNMANN-TAYLOR, M.; SIEGESMUND, R. (eds.). Arts-Based Research In Education. Foundations for Practice. In: Investigacion Basada en Artes en Educacion. Fundamentacion de la practica. New York: Routledge, 2008.
COEN, J.; COEN, E.; BEVAN, T.; FELLNER, E. (producers) & Coen, J.; Coen, E. (directors). Hail! Caesar In: !Ave! Cesar. United States: Universal Pictures, 2016. DOI: https://doi.org/10.5040/9780571343171-div-00000005
KRUGER, B. Mando a distancia: poder, culturas y el mundo de las apariencias In: Remote Control: Power, Cultures, and the World of Appearances. Madrid: Tecnos, 1998.
LUNA Rodriguez, C. Cuento ilustrado realizado con y para personas con discapacidad intelectual: propuesta de un lenguaje grafico para la buena comprension de historias por parte de personas que no tengan adquirida la lectoescritura. In: Illustrated book made with and for people with intellectual disabilities: proposal for a graphical language for a proper understanding of stories by people who do not have acquired literacy. Granada: Universidad de Granada, 2014. Disponível em: http://0-hera.ugr.es.adrastea.ugr.es/tesisugr/24182540.pdf.
MAGRITTE, R.. La trahison des images. Ceci n’est pas une pipe. In: La traicion de las imagenes. Esto no es una pipa. | The Treachery of Images. This is Not a Pipe. Oleo sobre tela, 60.33 x 81.12 x 2.54 cm. Los Angeles County Museum of Art: Los Angeles, 1929. Disponível em: http://collections.lacma.org/node/239578.
MARIN-VIADEL, R. & ROLDAN, J. Quality Criteria in Visual A/r/tography Photo Essays: European Perspectives After Daumier’s Graphic Ideas. In: Criterios de calidad en Fotoensayos de A/r/tografia Visual: Una perspectiva europea a partir de las ideas graficas de Daumier. Visual Arts Research, 38 (2), 13-25, 2012. DOI: https://doi.org/10.5406/visuartsrese.38.2.0013
PIRANDELLO, L. Seis personajes en busca de autor: comedia por hacer. In: Six Characters In Search of an Author. Madrid: Edaf, 2001 [1921].
RENAU, J. The American Way of Life. Fotomontajes: 1952-1966. Barcelona: Gustavo. 1977.
WALT Disney Company. Princesas. Pinta mi mundo. In: Princesses. Paint My World. Barcelona: Libros Disney, 2015.