Design, reflexões e experiências: contribuições de um programa de mestrado profissional para o avanço do conhecimento em design

Autores

  • Henrique Martins Galvão
  • Rosinei Batista Ribeiro
  • Wellington de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.412

Palavras-chave:

Design, Tecnologia, Inovação, Conhecimento

Resumo

Experiências que dizem respeito às atividades de ensino, pesquisa e de extensão do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação, do Centro Universitário Teresa D´Ávila – UNIFATEA, na cidade Lorena, no estado de São Paulo, sendo considerado para contextualização o recorte do período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. No âmbito do processo avaliativo de programas stricto sensu conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, constata-se o sig­nificativo papel desempenhado pelo planejamento. Desse modo, aponta-se que o planejamentos dos PPGs perpassa pela Interdisciplinaridade, Interna­cionalização e a Interinstitucionalização como elementos chave e estraté­gicos na articulação dos projetos desenvolvidos na Área do Conhecimento. Portanto, no PPG-DTI, esse processo é amparado por meio do alinhamento com a missão, visão e valores do UNIFATEA, instituição confessional católica salesiana, bem como as características socioeconômicas geográficas e pelo estabelecimento de convênios institucionais (nacional e internacional), de modo a compartilhar ensino, a pesquisa e o desenvolvimento, a transferência e a difusão do conhecimento e tecnologia por meio de laboratórios próprios ou da própria IES e/ou empresas conveniadas para pesquisa aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Martins Galvão

Possui doutorado em Administração pela FEA-USP), exercendo a função de Coordenador do PPG lato-sensu e stricto-sensu no Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação (PPG-DTI). Possui publicações em periódicos e congressos que compreendem os seguintes temas: Administração Financeira, Gestão Estratégica, Inovação Tecnológica Ambiental, Eco-inovação, Responsabilidade Socioambiental Empresarial, Marketing, Logística e Cadeia de Suprimentos, Empreendedorismo e Gestão Acadêmica.

Rosinei Batista Ribeiro

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Doutorado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEG-UNESP). Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Líder do Grupo de Pesquisa “Projeto de Produto e Tecnologias Sociais”, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Wellington de Oliveira

Doutor e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor permanente do Programa de estudos pós-graduados em Design, Inovação e Tecnologia no Centro Universitário Teresa D’Ávila- UNIFATEA e coordenador do LAPED- Laboratório de Pesquisas em Design e Educação na mesma instituição.

Referências

ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN – AUD. In: CAPES. 2020. Documento de Área 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documento-area-aud-pdf.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível. Ministério da Educação. O que é mestrado profissional. 2007. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ApresentacaoJosealdoTonholo1.pdf. Acessado em: 05 fev 2021.

FERREIRA, Diógenes Arruda. O processo de criação e institucionalização de mestrado profissional com foco em educação no nordeste do brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2014.

PPG-DTI – Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação. Relatórios de gestão. Lorena, 2019.

PPG-DTI – Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação. Relatórios de gestão. Lorena, 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-24

Como Citar

Galvão, H. M., Ribeiro, R. B., & Oliveira, W. de. (2021). Design, reflexões e experiências: contribuições de um programa de mestrado profissional para o avanço do conhecimento em design. DAT Journal, 6(2), 229–241. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.412