Análise gráfica de resultados de projetos desenvolvidos por alunos em um curso técnico de design gráfico em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.201Palavras-chave:
Pedagogia de design para jovens, ensino técnico de design, ensino de comunicação visual, memória gráfica, cultura visualResumo
Este estudo objetivou compreender como projetos escolares de alunos de um curso técnico de design gráfico, em São Paulo, em 2015, poderiam refletir elementos da cultura visual dos discentes. Por meio de pesquisa qualitativa, pretendeu-se mapear componentes de linguagem visual em resultados de projetos de embalagens no Curso Técnico em Comunicação Visual, no Senac-SP, buscando identificar e analisar os elementos da cultura visual expressa nos trabalhos. Para isto, procurou-se sistematizar o corpus, analisar observações de campo, além de elaborar uma matriz de análise gráfica e paramétrica. Nos projetos, percebeu-se exploração relativamente restrita da gama de recursos expressivos do design, com adoção de padrões visuais, em geral, bastante convencionais. Em termos semânticos, parte significativa das composições evocava descontração e informalidade, refletindo experiências pessoais dos alunos. Resultados de tais exercícios parecem, então, espelhar preferências estéticas, repertórios e valores dos discentes, caracterizando, assim, ainda que apenas em parte, a memória gráfica do Curso Técnico em Comunicação Visual, no Senac-SP, em 2015, e a cultura visual idiossincrática daquela geração de alunos, naquele contexto específico.
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