O ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma análise de cenários e uma proposta projetual e interdisciplinar para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.200Palavras-chave:
Ensino do desenho, Design Gráfico, Interdisciplinaridade, Processo projetualResumo
Esse artigo sumariza parte da tese de doutorado de Zimmermann (2016) e apresenta uma análise de cenários de ensino do desenho no Brasil e Reino Unido e uma proposta projetual e interdisciplinar para a formação em Design Gráfico. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com abordagem indutiva, com o estudo de campo dos cenários. As informações foram analisadas através do método da análise de conteúdo, servindo de subsídio para a elaboração de uma proposta curricular e de ensino do desenho direcionada as variadas funções do desenho no processo projetual, es-tabelecendo relações entre disciplinas. Por fim, as reflexões geradas a partir desse estudo indicaram a possibilidade da expansão das pesquisas em dese-nho aplicadas à formação em design no Brasil, bem como a importância dos estudos interdisciplinares.
Downloads
Referências
ADAMS, Eileen. Professional practices. Lancing: Power Drawing/The Campaign for Drawing, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. (2015). Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BETTS, Simon. The bigger picture of drawing: a new curriculum, a new pedagogy. In: KANCENTRE FOR DRAWING. Centre for Drawing: a network. London: UAL, (20--). Disponível em: <https://thecentrefordrawingual.wordpress.com/>. Acesso em: 7 jan. 2015.
COUTINHO, Solange Galvão. Design da informação para educação. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 3. n. 1, 2006, p. 49-60. DOI: https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.27
COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2008.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. 4. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Zouk, 2010.
FARTHING, Stephen. The Bigger Picture of Drawing. In: KANTROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia University, 2011, p. 21-25.
FARTHING, Stephen, CHORPENING, K.; WIGGINS, C. (Org.). The good drawing. London: CCW, 2012.
HYMAN, Timothy. Why draw from observation? In: Royal Drawing School: the drawing year, Brochure. London: Royal Drawing School, (20--).
IAVELBERG, Rosa. Desenho na educação infantil. Coleção como eu ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 26 mar. 2016.
O desenho conectando conhecimentos. Anelise Zimmermann. Londres/Florianópolis, Editora UDESC. 1 DVD (20 min), MP4, color. Português/Inglês, 2018. Disponível em: .
ROYAL DRAWING SCHOOL. Brochure 2015-2016. London: Royal Drawing School, 2015.
THE BIG DRAW. 2020. Disponível em: <http://www.thebigdraw.org/>. Acesso em: 27 mar. 2020.
THE CAMPAIGN FOR DRAWING. 200-. Disponível em: <http://www.campaignfordrawing.org>. Acesso em: 8 jun. 2014.
TROWITZ, A.; BREW, A.; FAVA, M. (Ed.). Thinking through drawing: practice into knowledge. Proceedings of an interdisciplinary symposium on drawing, cognition and education. New York: Columbia University, 2011, p. 27-33.
UAL. Drawing qualification. London: UAL, 200-. Disponível em: <http://www.arts.ac.uk/about-ual/awarding-body/qualifications/drawing/>. Acesso em: 8 jan. 2016.
UAL. Olympics drawn: London 2012. London: UAL, 2014. Disponível em: <http://www.arts.ac.uk/wimbledon/about/wimbledon-space/past-exhibitions/olympics-drawn-london-2012/>. Acesso em: 31 jan. 2016.
UAL. CCW prospectus 2015-2016. London: UAL, 2015.
UAL. Wimbledon College of Arts: MA Drawing, 2016. Disponível em: <http://www.arts.ac.uk/wimbledon/courses/postgraduate/ma-drawing//>. Acesso em: 31 jan. 2016.
UEMG. Matriz curricular: Design Gráfico. Belo Horizonte: Escola de Design, 2015. Disponível em: <http://www.ed.uemg.br/cursos/graduacao/design-grafico>. Acesso em: 3 abr. 2016.
UFG. Design Gráfico. Goiânia: Faculdade de Artes Visuais, 2013. Disponível em: <https://www.fav.ufg.br/p/7982-design-grafico>. Acesso em: 3 abr. 2016.
UFPR. Grade curricular: Design Gráfico. Curitiba: UFPR, 2014. Disponível em: <http://www.sacod.ufpr.br/portal/coordesign/grade-curricular-grafico/>. Acesso em: 3 abr. 2016.
UFRGS. Design Visual: grade curricular. Porto Alegre: UFRGS, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=524>. Acesso em: 3 abr. 2016.
UFRJ. Cursos/disciplinas: Comunicação Visual Design. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2008. Disponível em: <http://www.eba.ufrj.br/index.php/graduacao/cursos>. Acesso em: 3 abr. 2016.
UFSM. Ementário Desenho Industrial: Programação Visual. Santa Maria: UFSM, 2005. Disponível em: <https://portal.ufsm.br/ementario/cursos.html>. Acesso em: 3 abr. 2016.
ZIMMERMANN, Anelise. O ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma abordagem projetual e interdisciplinar. Tese Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco, 2016.
ZIMMERMANN, Anelise. O ensino e a prática do desenho na formação em Design Gráfico. Pesquisa. Imagens coletadas em aula. UDESC: Florianópolis, 2017.
ZIMMERMANN, Anelise; COUTINHO, Solange Galvão. Teaching drawing based on the design process: exploring creativity. The Fifth International Conference on Design Creativity (ICDC2018), Bath, 2018, p. 306-313.
ZIMMERMANN, Anelise; COUTINHO, Solange Galvão. Uma proposta de ensino de desenho em design gráfico a partir de uma abordagem projetual de sistemas de wayfinding. In: Anais do CIDI 2019 - 9º Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019, p. 982-990. DOI: https://doi.org/10.5151/9cidi-congic-2.0238