Valores em Jogos de Tabuleiro: design consciencioso como alternativa a hegemonia colonial da indústria
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.885Palavras-chave:
Design de jogos, design consciencioso, jogos de tabuleiro, jogos analógicos, valores em jogosResumo
Este estudo analisa a obra de Flannagan e Nissenbaum (2016) sobre valores em jogos, com o objetivo de reconhecer o processo de produção de significado no design e, através de uma análise comparativa, criar uma relação com a pesquisa histórica da temática de colonização em jogos de tabuleiros presente nos livros de Torner, Waldron e Trammell (2016, 2017 e 2019). Através dessa relação, busca-se evidenciar as problemáticas nesta indústria – originadas de um pensamento colonial herdado da Europa no século XX, mais especificamente da Alemanha no pós-guerra. De maneira propositiva, são identificadas maneiras pelas quais o design consciencioso pode ser utilizado como ferramenta para evitar a repetição de tropos hegemônicos e propor inovações temáticas e formais no campo do design de jogos de tabuleiro.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. São Paulo, SP: Editora 34, 2016.
BOARDGAMEGEEK, boardgamegeek, 2024. Gaming Unplugged Since 2000. Disponível em: https://boardgamegeek.com/browse/boardgame. Acesso em: 20 out. 2024.
DE MORAES, Dênis. Comunicação, Hegemonia e Contra-Hegemonia: a Contribuição Teórica de Gramsci. In: Debates, v. 4, n: 1, p. 54 – 77, 2010. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-5269.12420
FLANAGAN, Mary; JAKOBSSON, Mikael. Playing Oppression: The Legacy of Conquest and Empire in Colonialist Board Games. Cambridge, MA: MIT Press, 2023. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/11779.001.0001
FLANAGAN, Mary; NISSENBAUM, Helen. Values at Play: valores em jogos digitais. 5ª Ed. São Paulo, SP: Editora Edgard Blücher Ltda, 2016.
FROW, John. Genre. New York, NY: Routledge, 2015. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315777351
HARGRAVE, Elizabeth. Wingspan. Stonemaier Games, 2019.
MAGIE, Elizabeth. The Landlord’s Game. Economic Game Company, 1904.
MAGIE, Elizabeth. Monopoly. Hasbro, 1935.
MBEMBE, Achille. Decolonizing Knowledge and the Question of the Archive. Africa is a Country. Contribuído por OKUNE, A. In: Platform for Experimental Collaborative Ethnography, Ago. 2018. Disponível em: https://worldpece.org/content/mbembe-achille-2015-%E2%80%9Cdecolonizing-knowledge-and-question-archive%E2%80%9D-africa-country. Acesso em 22 ago. 2024.
MESQUITA, Cristiane Ferreira. (Des)Obediência em Design: um Olhar a Partir De Proposições Expositivas. In: Transverso, v. 10, n: 12, p. 31 – 58, dez. 2022.
MORI, Paolo. Vasco da Gama. What’s Your Game, 2009.
PFISTER, Alexander. Great Western Trail – interview with Alexander Pfister. [Entrevista concedida a] SAUNDERS, Matt. Yellow Parable, 13 fevereiro, 2017. Disponível em: https://yellowparable.com/great-western-trail-interview-with-alexander-pfister/. Acesso em: 22 jun. 2024.
PFISTER, Alexander. Great Western Trail. Eggertspiele, 2016.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas, v. 1, n: 1, p. 107 – 126, fev. 2000.
ROBINSON, William. Orientalism and Abstraction in Eurogames. In: Analog Game Studies: Volume 1. Ed. Pittsburgh, PA: Carnegie Mellon University: ETC Press, p. 55 – 63, 2016.
SADER, Emir. Hegemonia e Contra-Hegemonia. In: Hegemonías y Emancipaciones, v. 1, n: 1, p. 15 – 34, jul. 2005.
SHELF STORIES. Spirit Island Cultural Analysis | CASE Files. YouTube, 28 de maio de 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MO_wKdr0RoM. Acesso em 3 de agosto de 2024.
TORNER, Evan; WALDRON, Emma Leigh Waldron; TRAMMELL, Aaron (eds). Analog Game Studies: Volume 1. Ed. Pittsburgh, PA: Carnegie Mellon University: ETC Press, 2016.
TORNER, Evan; WALDRON, Emma Leigh Waldron; TRAMMELL, Aaron (eds). Analog Game Studies: Volume 2. Pittsburgh, PA: Carnegie Mellon University: ETC Press, 2017.
TORNER, Evan; WALDRON, Emma Leigh Waldron; TRAMMELL, Aaron (eds). Analog Game Studies: Volume 3. Pittsburgh, PA: Carnegie Mellon University: ETC Press, 2019.
WOODS, Stewart. Eurogames: The Design, Culture and ´Play of Modern European Board Games. Jefferson, NC: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2012.
WOOLFORD, Andrew; BENVENUTO, Jeff; HINTON, Alexander Laban. Colonial Genocide in Indigenous North America. Durham, NC: Duke University Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822376149
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.