Representações táteis: um olhar na perspectiva da inclusão cultural

Autores

  • Samuel Renato de Oliveira Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Ivana Marcia Maia Instituto Federal do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.834

Palavras-chave:

Gráficos táteis, inclusão cultural, design inclusivo

Resumo

Visando não apenas a acessibilidade, mas a evocação de memórias visuais e inclusão cultural de indivíduos privados da visão, este estudo apresenta uma análise qualitativa da interação de pessoas com deficiência visual e gráficos táteis de azulejos coloniais. Para a pesquisa, um padrão fitomórfico e um padrão geométrico foram selecionados, a fim de promover experiências táteis diversificadas. Os gráficos táteis com os padrões escolhidos foram prototipados em filamento de poliácido láctico (PLA) e em papel e foram submetidos a testes com quinze pessoas com deficiência visual, cujas interações demonstraram variadas abordagens e preferências. A análise dessas interações evidenciou a importância de experiências individuais prévias, como o conhecimento em leitura braile, na interpretação dos elementos gráficos. Destaca-se que a preferência majoritária recaiu sobre o protótipo com menor complexidade gráfica, enfatizando a textura e a perceptibilidade da informação tátil, instruções relevantes para o desenvolvimento de soluções inclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Renato de Oliveira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Design pela Universidade Federal do Maranhão (2015). É especialista em Ergonomia pela Universidade Federal do Maranhão. Foi aluno de iniciação científica no Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos (NEPP). Atualmente é aluno do Mestrado em Design pela UFMA. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: intervenção ergonômica, centro de controle operacional, condições de trabalho e sede administrativa e mais recente trabalhando em ergonomia cognitiva, experiência do usuário e design da informação.

Ivana Marcia Maia, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Professora titular do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). É graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Formação Pedagógica para Docentes pelo CEFET Minas Gerais. Cursou Mestrado em Engenharia de Produção na UTFPR e Doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia. Em 2018 realizou estágio de Pós- -Doutorado na Universidade do Porto. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg) da UFMA. É professora pesquisadora e suas áreas de atuação abrangem temas como design, ergonomia, biomecânica, tecnologias assistivas, design inclusivo, metodologias ativas e tecnologias digitais aplicadas à educação.

Referências

American Foundation for the Blind. Techniques for Creating and Instructing with Tactile Graphics. New York: The American Foundation for the Blind from Ike PRESLEY and Lucia HASTY. 2005.

BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo Acessível: Introdução a uma viagem de inclusão. Vol.1. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 48p.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. – 3. ed.- Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 96 p.

CAMARGO, Tatiana; SOUZA, Vera Lúcia Trevizan. O Refúgio no Brasil: A Linguagem como Possibilidade de Inserção na Cultura. REVISTA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE-RECS, Vol. 13, No. 2, 28ª Edição, 2023.

CANADIAN BRAILLE AUTHORITY. Report of tactile graphics sub-committee part 3, 2003. Disponível em:<http://www.brailleliteracycanada.ca/CMFiles/Educators/Report_Tactile_Graphics_part3.pdf>.Acesso em: 10 abril 2024.

CARVALHO, Flaviane Faria. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual Brasília: CEPADIC. 93 p. 2013.

Disponível em https://www.afb.org/ Acessos em setembro 2021 e março 2024.

DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual Tradução de Jefherson Luiz Camargo. Martins Fontes, São Paulo: 2003.

FERREIRA, JOÃO ELIAS VIDUEIRA. Manual de imagens para deficientes visuais [recurso eletrônico]/João Elias Vidueira Ferreira...[et al.] São Paulo: 2021.

GILE, Daniel. Trad.: Marileide Dias Esqueda e Flávio de Sousa Freitas. Da Comunicação à Qualidade em Interpretação e Tradução: Uma Visão Didática. Letras & Letras, Uberlândia, v.35, n.2, jul a dez. ISSN 1981-5239. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-14

Guidelines and Standards for Tactile Graphics. Com autorização da Braille Authority of North America, 2022. Disponível em

https://www.brailleauthority.org/sites/default/files/tg/Tactile%20Graphics%20Standards%20and%20Guidelines%202022_a11y.pdf .

Acesso em outubro/2023.

NASCIMENTO, R. da S.; HOFFMAN, G. P.; MARCOLINO, D.; Metodologia LabTATE: Recurso didático no ensino superior de geografia para apoio a alunos com deficiência visual. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.), Geografia e inclusão escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2016.

SILVA, M. G. A.; RODRIGUES, L. P. Cores, Texturas e Tipografia: Desenvolvendo A Competência Leitora por meio de Recursos Multimodais. Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813913511520210121

SPENCE D., OSTERHAUS, S. Fundação Americana para Cegos Mentores de Alfabetização em Braille em Treinamento: A Próxima Geração - Ensino de Códigos Especiais: Nemeth, CBC e Gráficos Táteis - Workshop em Fremont, Califórnia (7 a 9 de agosto de 1997).

VAN LEEUWEN, T.; The Language of Colour New York: Routledge. 2011.

ZUCHERATO, B.; FREITAS, M. I. A construção de gráficos táteis para alunos deficientes visuais. Revista Ciência e Extensão v.7, n.1, UNESP, 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Silva, S. R. de O., & Maia, I. M. (2024). Representações táteis: um olhar na perspectiva da inclusão cultural. DAT Journal, 9(4), 130–152. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.834