Representações táteis: um olhar na perspectiva da inclusão cultural
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.834Palavras-chave:
Gráficos táteis, inclusão cultural, design inclusivoResumo
Visando não apenas a acessibilidade, mas a evocação de memórias visuais e inclusão cultural de indivíduos privados da visão, este estudo apresenta uma análise qualitativa da interação de pessoas com deficiência visual e gráficos táteis de azulejos coloniais. Para a pesquisa, um padrão fitomórfico e um padrão geométrico foram selecionados, a fim de promover experiências táteis diversificadas. Os gráficos táteis com os padrões escolhidos foram prototipados em filamento de poliácido láctico (PLA) e em papel e foram submetidos a testes com quinze pessoas com deficiência visual, cujas interações demonstraram variadas abordagens e preferências. A análise dessas interações evidenciou a importância de experiências individuais prévias, como o conhecimento em leitura braile, na interpretação dos elementos gráficos. Destaca-se que a preferência majoritária recaiu sobre o protótipo com menor complexidade gráfica, enfatizando a textura e a perceptibilidade da informação tátil, instruções relevantes para o desenvolvimento de soluções inclusivas.
Downloads
Referências
American Foundation for the Blind. Techniques for Creating and Instructing with Tactile Graphics. New York: The American Foundation for the Blind from Ike PRESLEY and Lucia HASTY. 2005.
BRASIL, Ministério do Turismo. Turismo Acessível: Introdução a uma viagem de inclusão. Vol.1. Brasília: Ministério do Turismo, 2009, 48p.
BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo Cultural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. – 3. ed.- Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 96 p.
CAMARGO, Tatiana; SOUZA, Vera Lúcia Trevizan. O Refúgio no Brasil: A Linguagem como Possibilidade de Inserção na Cultura. REVISTA EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE-RECS, Vol. 13, No. 2, 28ª Edição, 2023.
CANADIAN BRAILLE AUTHORITY. Report of tactile graphics sub-committee part 3, 2003. Disponível em:<http://www.brailleliteracycanada.ca/CMFiles/Educators/Report_Tactile_Graphics_part3.pdf>.Acesso em: 10 abril 2024.
CARVALHO, Flaviane Faria. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual Brasília: CEPADIC. 93 p. 2013.
Disponível em https://www.afb.org/ Acessos em setembro 2021 e março 2024.
DONDIS, Dondis A. Sintaxe da linguagem visual Tradução de Jefherson Luiz Camargo. Martins Fontes, São Paulo: 2003.
FERREIRA, JOÃO ELIAS VIDUEIRA. Manual de imagens para deficientes visuais [recurso eletrônico]/João Elias Vidueira Ferreira...[et al.] São Paulo: 2021.
GILE, Daniel. Trad.: Marileide Dias Esqueda e Flávio de Sousa Freitas. Da Comunicação à Qualidade em Interpretação e Tradução: Uma Visão Didática. Letras & Letras, Uberlândia, v.35, n.2, jul a dez. ISSN 1981-5239. 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/LL63-v35n2-2019-14
Guidelines and Standards for Tactile Graphics. Com autorização da Braille Authority of North America, 2022. Disponível em
Acesso em outubro/2023.
NASCIMENTO, R. da S.; HOFFMAN, G. P.; MARCOLINO, D.; Metodologia LabTATE: Recurso didático no ensino superior de geografia para apoio a alunos com deficiência visual. In: NOGUEIRA, R. E. (Org.), Geografia e inclusão escolar: teoria e práticas. Florianópolis: Edições do Bosque/CFH/UFSC, 2016.
SILVA, M. G. A.; RODRIGUES, L. P. Cores, Texturas e Tipografia: Desenvolvendo A Competência Leitora por meio de Recursos Multimodais. Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/01031813913511520210121
SPENCE D., OSTERHAUS, S. Fundação Americana para Cegos Mentores de Alfabetização em Braille em Treinamento: A Próxima Geração - Ensino de Códigos Especiais: Nemeth, CBC e Gráficos Táteis - Workshop em Fremont, Califórnia (7 a 9 de agosto de 1997).
VAN LEEUWEN, T.; The Language of Colour New York: Routledge. 2011.
ZUCHERATO, B.; FREITAS, M. I. A construção de gráficos táteis para alunos deficientes visuais. Revista Ciência e Extensão v.7, n.1, UNESP, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.