Análise da IAG aplicado ao Design: fases de desenvolvimento, ensino e questões éticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.809

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Design, ensino, Ética

Resumo

O artigo analisa a evolução da Inteligência Artificial Generativa (IAG), seguindo o modelo de Bonsiepe para discutir seu desenvolvimento e integração nas práticas de design e repercussões no ensino. Salienta a persistência de desafios éticos e sociais, ressaltando a necessidade de uma abordagem crítica e adaptativa no uso da IAG. O texto sublinha a importância de atualizar modelos educacionais e práticas de design para alinhá-los com os avanços tecnológicos, enfatizando a necessidade de manter um pensamento crítico e ético diante das inovações tecnológicas.

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Biografia do Autor

Bruno Serviliano Santos Farias

Doutor em Design pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Bauru (2019), com mestrado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2014). Atua como professor no Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA, lecionando no curso de graduação em Design e na Pós-Graduação em Design da mesma instituição. Pesquisas Design Gráfico Inclusivo e Inteligência Artificial Generativa.

Inez Maria Leite da Silva

Doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro – UA/Portugal (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA/Brasil (2008). Atua como professora no
Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA, lecionando no curso de graduação em Design e na Pós-Graduação em Design da mesma instituição. Pesquisas: Design – ênfase em Design de Produto; Multimédia em Educação – ênfase em Trabalho Colaborativo.

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Publicado

2024-09-09

Como Citar

Farias, B. S. S., & Silva, I. M. L. da. (2024). Análise da IAG aplicado ao Design: fases de desenvolvimento, ensino e questões éticas. DAT Journal, 9(2), 103–120. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.809