O Projeto de Design e suas convergências com a Pesquisa Etnográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.792

Palavras-chave:

Metodologia de Projeto, Etnografia, Pesquisa com Usuário, Etnografia Digital, Design

Resumo

A busca pela compreensão sobre o sujeito e suas relações com o meio - seja no plano material ou digital - e os artefatos que o compõem motiva esta pesquisa, que tem como objetivo relacionar as características, ferramentas e direcionamentos da pesquisa etnográfica ao percurso metodológico do projeto de design. Assim, o presente estudo utilizou-se de um levantamento bibliográfico e análise crítica para aplicar conceitos da etnografia - em particular, da etnografia digital - a uma abordagem metodológica de design a fim de coletar informações com maior precisão sobre os usuários do artefato de design, de modo a contribuir com o desenvolvimento de projetos da área. Como resultado, apresenta-se um conjunto de sugestões sobre desenvolvimento da abordagem por meio da identificação de etapas e ferramentas aderentes à sistematização de uma abordagem metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravi Passos

Doutor em Design pela Universidade Aveiro; Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi; Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília; Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília. Docente nos cursos de Bacharelado em Design Gráfico e pós-graduações lato sensu relacionadas ao design, na Universidade Federal de Goiás. Atua na pesquisa e desenvolvimento em design, com ênfase em design da informação, voltados à interface digital, interação, programação visual, identidade e metodologia de projeto, entre outros. Tem interesses no enfoque da criação experimental e na conscientização de processos do design.

Jacqueline Alves de Oliveira

possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FIC/UFG, 2016) e em Design Gráfico (FAV/UFG, 2023), es- pecialização em Assessoria de Comunicação e Marketing (FIC/UFG, 2018) e MBA em Gestão de Marketing e Análise do Consumo (FACE/UFG, 2021). Cursa Mes- trado em Comunicação pelo PPGCOM da FIC/UFG, na linha de Mídia e Cidadania, a ser concluído em 2025. Tem experiência em Comunicação Visual e Design, atuando principalmente nas áreas de design editorial e divulgação científica. Como áreas de interesse destacam-se representatividade feminina e etnografia aplicada ao design.

Referências

ARAUJO, Eduardo Pucu de. Um estudo sobre Etnografia aplicada ao Design. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Puc-Rio, Rio de Janeiro, 2012.

FERRAZ, Cláudia Pereira. A etnografia digital e os fundamentos da Antropologia para estudos em redes on-line. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v. 12, n. 35, p. 46-69, set. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/v12n35_artigo3

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas (1973). Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LOURENÇO, Cléria Donizete da Silva; FERREIRA, Patrícia Aparecida; ROSA, Alexandre Reis. Etnografia e grounded theory na pesquisa de marketing de relacionamento no mercado consumidor: uma proposta metodológica. Ram. Revista de Administração Mackenzie, [S.L.], v. 9, n. 4, p. 99-124, jun. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712008000400007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712008000400007

PASSOS, Ravi. Design da informação: um modelo para configuração de interface natural, 2014, 231p. Tese (Doutorado em Design) - Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro - Portugal, 2014.

ROCHA, Gilmar. A etnografia como categoria de pensamento na antropologia moderna. Cadernos de Campo (São Paulo, 1991), [S.L.], v. 15, n. 14-15, p. 99, 30 mar. 2006. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v15i14-15p99-114. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v15i14-15p99-114

SZEREMETA, Angélica. Metodologia e Abordagem de Campo: considerações sobre a utilização da etnografia como instrumento de pesquisa a partir da contribuição teórica de mainardes e magnani. Revista Levs, [S.L.], v. 19, n. 19, p. 160-171, 18 jun. 2017. Faculdade de Filosofia e Ciências. http://dx.doi.org/10.36311/1983-2192.2018.v19n19.09.p160. DOI: https://doi.org/10.36311/1983-2192.2018.v19n19.09.p160

URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos. Ponto Urbe, [S.L.], n. 11, p. 1-13, 1 dez. 2012. OpenEdition. http://dx.doi.org/10.4000/pontourbe.300. DOI: https://doi.org/10.4000/pontourbe.300

Downloads

Publicado

2024-09-09

Como Citar

Passos, R. F., & Oliveira, J. A. de. (2024). O Projeto de Design e suas convergências com a Pesquisa Etnográfica. DAT Journal, 9(2), 23–33. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.792