Percepção do grau de sexualização no design de personagens femininas em jogos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.783

Palavras-chave:

jogos, game art, personagens femininas, sexualização

Resumo

A imagem feminina nas mídias é constantemente objeto de polêmicas e discussões devido aos seus possíveis impactos na percepção masculina e feminina. Ela é constante em todas as formas de narrativas, inclusive no mundo dos jogos digitais, em que há estereótipos sexistas para personagens femininas. Este artigo buscou entender o grau de sexualização feminina de forma descritiva-normativa de jogos contemporâneos, por meio da análise de presença ou ausência de sexualização em partes do corpo, definidas por uma revisão de literatura: tronco, busto, membros inferiores e nádega/quadril. Por meio de um check-list, cinco personagens mais jogadas de Street Fighter, Mortal Kombat, League of Legends e Genshin Impact foram avaliadas e concluiu-se que essas produções utilizam de técnicas recorrentes de destaque anatômico intencional e usam de vestimentas para sexualização, além de constantemente destacarem a região da pelve e do colo. Esses resultados podem servir de referência metodológica para a análise de características que sexualizam mulheres, a fim de orientar produções e discussões para modificar o cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camille Alves

Graduanda em Design pela UFMA, bolsista FAPEMA de iniciação científica no LABDesign/DEDET/CCET/UFMA.

Isabelle Ribeiro Araújo

Graduanda em Design pela UFMA.

Raissa Kaline Lima Pinto

Graduanda em Design pela UFMA, bolsista CNPQ de iiciação científica no Tato Ativo/DEDET/CCET/UFMA

Marcio James Soares Guimarães

Professor Adjunto do DEDET/CCET/UFMA. Coordena o Tato Ativo [@tatoativo], Grupo de Pesquisa Design Inclusivo. Doutorado em Design pela UNESP/Bauru.

Fabiane Rodrigues Fernandes

Professora Adjunta do DEDET/CCET/UFMA. Coordena o LABDesign [@labdesign.ufma] com ênfase em experiência einovação. Doutorado em Design pela UNESP/Bauru.

Referências

AMARAL, Ana C. da S. Consumo infantil: análise sobre a influência dos jogos eletrônicos na vida das crianças. TCC de Administração. Porto Alegre. 2016.

BARROS, Ana Paula O. A garota pin-up: objetificação e sexualização da mulher na contemporaneidade. In: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade. Universidade Federal do Rio Grande, 19-21 SET, 2018. (https://7seminario.furg.br/images/arquivo/335.pdf)

DOWNS, E.; SMITH, S.L. Keeping abreast of hypersexuality: A video game character content analysis. In: Sex Roles, v. 62 (11–12), 2010, pp. 721-733. DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-009-9637-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-009-9637-1

Entertainment Software Association. Essential Facts About the Computer and Video Game Industry. Entertainment Software Association. 2014. (http://www.theesa.com/wp-content/uploads/2014/10/ESA_EF_2014.pdf)

FLEISHER, C. S.; BENSOUSSAN, B. E. Business and competitive analysis methods: effective application of new and classic. New Jersey: FT Press, 2007.

FORTIM, Ivelise; MONTEIRO, Louise F. Representações da figura feminina nos Videogames: A visão das jogadoras. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, XII, São Paulo,16 a 18 out. 2013. Anais do XII do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. São Paulo: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 246-250.

Interactive Software Federation of Europe. Videogames in Europe: Consumer study. European summary report Ipsos MediaCT, Brussels, 2012.(https://www.yumpu.com/en/document/view/50537698/report-interactive-software-fe-deration-of-europe)

LEAL, Pedro. Objetificação e hipersexualização feminina no mundo dos jogos. In: DEMOCRACIA, DIREITO E GÊNERO, 2016. (https://democraciadireitoegenero.wordpress.com/2016/10/18/objetificacao-e-hipersexualizacao-feminina-no-mundo-dos-jogos)

LYNCH, Teresa; TOMPKINS, Jessica E.; VAN DRIEL, Irene I.; FRITZ, Niki. Sexy, Strong, and Secondary: A Content Analysis of Female Characters in Video Games across 31 Years. In: Journal of Communication, v. 66, n. 4, 2016, p. 564-584. DOI https://doi.org/10.1111/jcom.12237. DOI: https://doi.org/10.1111/jcom.12237

MEDEIROS, Vana. O que não fazer na criação de personagens femininas em roteiros. EBAC Workshop. In: EBAC, 2023. (https://ebaconline.com.br/webinars/audiovisual--workshop-2023-02-14-15-16)

Media Studies. The Male Gaze. In: Media Studies. (https://media-studies.com/male-gaze/)

Mondo Moda. A história das pin-ups – do século XIX aos dias atuais. In: Mondo Moda,2015. (https://mondomoda.com.br/2015/10/15/a-historia-das-pin-ups)

PADOVANI, S.; SPINILLO, C. G.; GOMES, Í. M. de A. Desenvolvimento e aplicação de modelo descritivo-normativo para análise de websites. Production, v. 19, n. 3, p. 514–528, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65132009000300009

Portal ESPM. A sexualização das personagens femininas no mundo dos games. JORNA-LISMO. In: ESPM Rio, 2019. (https://jornalismorio.espm.br/geral/a-sexualizacao-das-perso-nagens-femininas-no-mundo-dos-games)

RUSCH, Doris C. Making Deep Games: designing games with meaning and purpose. Flórida: Editora Taylor & Francis Group, 2017. DOI: https://doi.org/10.1201/9781315748986

SALÁFIA, Juliana; FERREIRA, Nívia; NESTERIUK, Sérgio. Os estereótipos em jogos de luta: da indumentária à hipersexualização de personagens femininas. Artigo Art & Design da SBGames 2018. São Paulo: 2018.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos vol.1. Editora Blucher, 2012.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: fundamentos do design de jogos vol.4. Editora Blucher, 2012.

SANTOS, Bruno B. dos; SOARES, Renan da C. P. Jogos digitais: fontes para análise de representação/representatividade feminina na contemporaneidade. Caderno Intersaberes,Curitiba, v. 10, nº 25, p. 94-111, 2021.

SANTOS, Gabriel P. G. dos. Game Designer: Decisões, Desafios e Funções. Rio de Janeiro,

SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A Book of Lenses. 2002. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2011.

SKOWRONSKI, M.; BUSCHING, R.; KRAHÉ, B. The effects of sexualized video game characters and character personalization on women’s self-objectification and body satisfaction. In: Journal of Experimental Social Psychology, Volume 92, 2021, 104051. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jesp.2020.104051. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jesp.2020.104051

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Alves, C., Araújo, I. R., Pinto, R. K. L., Guimarães, M. J. S., & Fernandes, F. R. (2024). Percepção do grau de sexualização no design de personagens femininas em jogos contemporâneos: . DAT Journal, 9(1), 85–102. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.783