Recursos educacionais acessíveis: Tecnologia assistiva e Design da Informação promovendo a inclusão educacional para pessoas com deficiência auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.743

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Acessíveis, Design da Informação, Tecnologia Assistiva, Deficiência Auditiva

Resumo

Este artigo explora como recursos educacionais acessíveis, tecnologia assistiva e Design da Informação podem colaborar para promover a inclusão educacional de pessoas com deficiência auditiva. Combinar essas abordagens contribui para a compreensão do conteúdo, o engajamento e a participação dos alunos com deficiência auditiva, além de aprimorar sua comunicação e interação, elevando a autoestima e confiança. Este estudo objetiva investigar como esses recursos podem promover a inclusão educacional de pessoas com deficiência auditiva, identificando suas capacidades e limitações e propondo estratégias para aprimorar a acessibilidade e a qualidade de vida no ambiente educacional. A metodologia empregada será a revisão bibliográfica sistemática (RBL). Conclui-se a importância dessas abordagens, para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência auditiva. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento desses recursos, são fundamentais para promover a inclusão dessas pessoas em igualdade de condições na sociedade.

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Biografia do Autor

Fernanda Fonseca Neves

mestranda em Design(PPGDg-UFMA), especialista em Educação e Novas Tecnologias(UNINTER), MBA em Engenharia Ambien- tal (UNINTER), graduação em Biblioteconomia(UFMA), Gestão Ambiental (UNINTER).

Bruno Serviliano Santos Farias

Doutor em Design pela UNESP-BAURU. Mestre em Design pela UFMA, especialista em Design Gráfico, graduado em Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial. Professor no Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Fonseca Neves, F., & Farias, B. S. S. (2024). Recursos educacionais acessíveis: Tecnologia assistiva e Design da Informação promovendo a inclusão educacional para pessoas com deficiência auditiva. DAT Journal, 9(1), 36–51. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.743