As artes e o design no ensino médio no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.719Palavras-chave:
Artes Visuais, Design, Ensino MédioResumo
Este ensaio demonstra a importância das Artes para o desenvolvimento de processos mentais que potencializam a inteligência racional e reclama para o Ensino Médio o conhecimento da imagem do ponto de vista da produção, da leitura cognitiva e subjetiva e da contextualização do que se produz e do que se lê. Um currículo que interligasse as Artes Visuais, o Design, a Cultura Popular e o Audiovisual prepararia o jovem para um mundo de conhecimento e trabalho variado e quase ilimitado. Qual a profissão hoje em dia que dispensa a imagem? Da medicina à política, todos usam a imagem, que precisam conhecer para melhor proveito tirarem dela, quer seja em diagnósticos ou no onipresente “marketing”. Apelo aos artistas e designers para que façam campanha, agora que se discute o ensino médio, para potencializar a intimidade com as Artes e o Design nas próximas gerações.
Downloads
Referências
CATTERALL, J. S. The Arts and the Transfer of Learning. Critical Links: Learning in the Arts and Student Academic and Social Development. Washington DC: Arts Education Partnership, pp. 151-157, 2002. Consultado 12 de dezembro de 2016.
DELL’AGNESE, L.R.G. Design, educação e arte: metodologia projetual do design no ensino da história da arte em uma escola pública. Mestrado em Design, Universidade Anhembi Morumbi, 2020.
MARTINS, B.; COUTO, R.; Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea. Blucher Design Proceedings, São Paulo, setembro de 2015, vol.2 num.2. proceedings.blucher.com.br. DOI: https://doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_217
MARTINS, M. BNCC: cadê a Arte?. Curitiba; Ed. Appris, 2022.
MORAES, P. A. S. STEAM: Arte e Design no Currículo do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Programa em Design, Arte e Tecnologia, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017. (198 páginas)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.