As artes e o design no ensino médio no Brasil

Autores

  • Ana Mae Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.719

Palavras-chave:

Artes Visuais, Design, Ensino Médio

Resumo

Este ensaio demonstra a importância das Artes para o desenvolvimento de processos mentais que potencializam a inteligência racional e reclama para o Ensino Médio o conhecimento da imagem do ponto de vista da produção, da leitura cognitiva e subjetiva e da contextualização do que se produz e do que se lê. Um currículo que interligasse as Artes Visuais, o Design, a Cultura Popular e o Audiovisual prepararia o jovem para um mundo de conhecimento e trabalho variado e quase ilimitado. Qual a profissão hoje em dia que dispensa a imagem? Da medicina à política, todos usam a imagem, que precisam conhecer para melhor proveito tirarem dela, quer seja em diagnósticos ou no onipresente “marketing”. Apelo aos artistas e designers para que façam campanha, agora que se discute o ensino médio, para potencializar a intimidade com as Artes e o Design nas próximas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa

Professora Emérita da ECA/USP e do Mestrado e Doutorado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi. Autora de diversos livros sobre o Ensino de Arte. Publicou os livros Redesenhando o desenho: educadores, política e história - com o qual ganhou o Prêmio Jabuti (2016), Mulheres não devem ficar em silencio com Vitoria Amaral em 2019 e Criatividade Coletiva (2023) com Annelise Nani Fonseca e Textos Selecionados em 2023 pela CLACSO, Argentina, além de Imagen en la enseñanza del Arte no México, entre outros.

Referências

CATTERALL, J. S. The Arts and the Transfer of Learning. Critical Links: Learning in the Arts and Student Academic and Social Development. Washington DC: Arts Education Partnership, pp. 151-157, 2002. Consultado 12 de dezembro de 2016.

DELL’AGNESE, L.R.G. Design, educação e arte: metodologia projetual do design no ensino da história da arte em uma escola pública. Mestrado em Design, Universidade Anhembi Morumbi, 2020.

MARTINS, B.; COUTO, R.; Aprendizagem Baseada em Design: uma pedagogia que fortalece os paradigmas da educação contemporânea. Blucher Design Proceedings, São Paulo, setembro de 2015, vol.2 num.2. proceedings.blucher.com.br. DOI: https://doi.org/10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_217

MARTINS, M. BNCC: cadê a Arte?. Curitiba; Ed. Appris, 2022.

MORAES, P. A. S. STEAM: Arte e Design no Currículo do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado, Programa em Design, Arte e Tecnologia, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017. (198 páginas)

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Barbosa, A. M. (2023). As artes e o design no ensino médio no Brasil. DAT Journal, 8(2), 4–12. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.719