Arte e design ativista com Instagram e programação criativa: Experiência prática de @brasil. ainda.vive (2022)

Autores

  • Heloísa Barbosa de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi
  • Suzete Venturelli Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.708

Palavras-chave:

design ativista, arte ativista, processo criativo, programação criativa, Instagram

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de criação do projeto @brasil.ainda.vive, como experimento de design e arte ativista, em intersecção com a tecnologia no uso de redes sociais e programação criativa. O projeto faz parte de uma etapa prática da pesquisa de mestrado da autora, cujo tema é a produção artística e ativista realizada durante a pandemia de COVID-19 no Brasil e que utiliza metodologia de pesquisa através do design (research through design). Para isso, serão apresentados em detalhes todas as etapas da criação da obra, tais como motivações, metodologia, processo criativo e resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Heloísa Barbosa de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

É designer, educadora e pesquisadora. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2023), licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Educação Paulistana (2021) e bacharela em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente pesquisa sobre a produção de design e arte ativista ocorrida nas redes sociais durante a pandemia de COVID-19, e se interessa pelas intersecções entre design, arte e tecnologia e suas aplicações na sociedade, principalmente nas áreas do ativismo e educação.

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi

Professora titular doutora da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Artes visuais da UnB e no Programa de pós-graduação em Design da UAM, área de concentração Design, Arte e Tecnologia. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Alguns prêmios recebidos foram: XPTA_LAB, Ministério de Cultura e Sociedade dos Amigos da Cinemateca; Prêmio Festival latino americano e africano de arte e cultura; Prêmio Funarte de Arte Contemporânea; Prêmio Rumos Arte Cibernética com trabalhos de Iniciação Científica.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Barbosa de Oliveira, H., & Venturelli, S. (2023). Arte e design ativista com Instagram e programação criativa: Experiência prática de @brasil. ainda.vive (2022). DAT Journal, 8(2), 13–27. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.708