Arte e diseño activista con el Instagram and programación creativa: experiencia practica de @brasil.ainda.vive (2022)

Autores/as

  • Heloísa Barbosa de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi
  • Suzete Venturelli Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.708

Palabras clave:

diseño activista, arte activista, processo creativo, programación creativa, Instagram

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de creación del proyecto @brasil.ainda.vive, como un experimento de diseño y arte activista, en intersección con la tecnología en el uso de las redes sociales y la programación creativa. El proyecto és parte de una fase práctica de la investigación de maestría de la autora, cuyo tema es la producción artística y activista realizada durante la pandemia de COVID-19 en Brasil y que utiliza la metodología de investigación a través del diseño. Se presentarán todas las etapas de la creación de la obra. en detalle, como motivaciones, metodología, proceso creativo y resultados obtenidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloísa Barbosa de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

É designer, educadora e pesquisadora. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2023), licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Educação Paulistana (2021) e bacharela em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente pesquisa sobre a produção de design e arte ativista ocorrida nas redes sociais durante a pandemia de COVID-19, e se interessa pelas intersecções entre design, arte e tecnologia e suas aplicações na sociedade, principalmente nas áreas do ativismo e educação.

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi

Professora titular doutora da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Atua nos Programas de Pós-Graduação em Artes visuais da UnB e no Programa de pós-graduação em Design da UAM, área de concentração Design, Arte e Tecnologia. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Alguns prêmios recebidos foram: XPTA_LAB, Ministério de Cultura e Sociedade dos Amigos da Cinemateca; Prêmio Festival latino americano e africano de arte e cultura; Prêmio Funarte de Arte Contemporânea; Prêmio Rumos Arte Cibernética com trabalhos de Iniciação Científica.

Citas

BRASIL AINDA VIVE. São Paulo, 2022. Instagram: @brasil.ainda.vive. Disponível em https://www.instagram.com/brasil.ainda.vive/. Acesso em 10 nov. 2022.

GODIN, D.; ZAHEDI, M. Aspects of Research through Design: A Literature Review. p. 15, 2014.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo, Editora UBU, 2020.

PCD2022 BRASIL. Processing Community Day Brasil - 2022. Disponível em: <https://pcd2022.encontrosdigitais.com.br>. Acesso em: 11 nov. 2022.

MANZINI, Ezio. Design: Quando todos fazem design. Uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo: Unisinos, 2017.

META. Meta Spark Studio. 2022. Disponível em <https://sparkar.facebook.com/ar-studio/> Acesso em 07 nov. 2022.

OPENPROCESSING - Creative Coding for the Curious Mind. 2022. Disponível em: <https://openprocessing.org/>. Acesso em: 7 dez. 2021.

PCD2022 BRASIL. Sobre o evento. 2022. Disponível em: https://pcd2022.encontrosdigitais.com.br/sobre/. Acesso em: 11 nov. 2022.

OLIVEIRA, H.; VENTURELLI, S. Intersecções entre Design, Arte e Tecnologia: web arte e programação criativa em Processing e P5.js. Blucher Design Proceedings. Anais... Em: 14o

CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Rio de Janeiro: Editora Blucher, dez. 2022. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/38277>. Acesso em: 21 fev. 2023

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Barbosa de Oliveira, H., & Venturelli, S. (2023). Arte e diseño activista con el Instagram and programación creativa: experiencia practica de @brasil.ainda.vive (2022). DAT Journal, 8(2), 13–27. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.708