Cultura surda em museus: o lugar de fala na mediação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.679Palavras-chave:
1Cultura Surda, Mediação em Museus, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Protagonismo SurdoResumo
O objetivo deste artigo é expor a importância do protagonismo surdo em museus. No Brasil, o número de pessoas surdas que atuam como educadoras e mediadoras é muito pequeno. A hipótese levantada por esse artigo é que a mediação entre educador surdo e público surdo é fundamental. Quando o surdo é atendido por um ouvinte, mesmo que este saiba se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a mediação fica incompleta pois muitos códigos da comunicação se perdem na interação e o intérprete de Libras ouvinte não domina totalmente o vocabulário necessário para repassar as informações, o pensamento, as abstrações, o sentimento entre outras especificidades que só o membro da cultura surda conhece. Para desenvolver essa hipótese o artigo traz três estudos de caso: (1) a participação de surdos na nomeação das obras em Libras do escultor Aleijadinho na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, (2) a elaboração do videoguia do Museu Pinacoteca na cidade de São Paulo e (3) o Museum of Deaf History, Arts and Culture and the William J. Marra Museum na cidade de Olathe, Kansas, EUA, que tem se dedicado exclusivamente à Cultura Surda desde 2001.
Downloads
Referências
ARANTES, Priscila; de OLIVEIRA, Mirtes Marins. Design e Ativismo. DATJournal, 4(2), 1–2., 2019. https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da (Orgs.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae T. B. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva, 2012a. Ed. 8.
BARBOSA, Ana Mae; FACCA, Claudia. Ensino do Design e da Arte. DATJournal, 5(2), 1–6. 2020. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.213 DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.213
CHAVEIRO, Neuma; BARBOSA, Maria Alves. Assistência ao surdo na área de saúde como fator de inclusão social. Rev Esc Enferm USP, n. 39, v. 4, p. 417-22, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342005000400007
CRUZ, Andreza Nunes Real da. Aula de arte para com surdos: criando uma prática de ensino. Dissertação de Mestrado em Artes. Universidade Estadual Paulista (UNESP) “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo, 2016.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS. In: Obras de Aleijadinho em Congonhas ganham terminologia em Libras. Ministério da Educação, Belo Horizonte, 20 set 2018. (https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/obras-de-aleijadinho-em-congonhas-ganham-terminologia-em-libras). Acesso em: 27 nov 2022
LABORIT, Emmanuelle. O Grito da Gaivota. 2ª Ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. SANTOS, Thais Helena dos. “LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)”. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. Educa Brasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2006.
MORAES, Dijon de. Fenomenologia do design contemporâneo. DAT Journal, 5(2), 7–24, 2020. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.188 DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.188
MUSEUM OF DEAF HISTORY, ARTS AND CULTURE, 2022. (https://www.museumofdeaf.org/). Acesso em: 27 nov 2022
OLIVEIRA, Margarete. Cultura e inclusão em museus: processos de formação em mediação para educadores surdos. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2016.
TOJAL, Amanda Fonseca; OLIVEIRA, Margarete; COSTA, Maria Christina; RIBEIRO, Sabrina Denise; CHIOVATTO, Mila. A inclusão de públicos especiais em museus: o programa educativo para públicos especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Educação museal: experiências e narrativas. Brasília: IBRAM, 2012, p.24-31. Prêmio Darcy Ribeiro 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.