Contribuição do Design de Serviços na melhoria da experiência de estágio extracurricular: proposta para o Poder Judiciário Estadual de PE
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.655Palavras-chave:
Ensino superior, Programa de estágio, Design de serviços, Aprendizagem no trabalhoResumo
O presente estudo procurou contribuir para melhorar a experiência dos estudantes universitários vinculados ao Programa de Estágio, diante da relevância formativa presente na jornada de estágio desenvolvida por universitários, que ultrapassa os limites da aquisição de conhecimentos técnicos definidos nos currículos acadêmicos. Este processo foi desenvolvido sob a ótica do Design Science Reseach - DSR, que possui dois fatores fundamentais para o desenvolvimento de pesquisa: relevância – que garante soluções práticas a partir dos resultados da pesquisa e rigor – que torna a pesquisa confiável a fim de contribuir na base de conhecimentos em áreas específicas.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BANDURA, A., AZZI, R., POLYDORA, S. (2008). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Por¬to Alegre: Artmed.
FLEURY, M., FLEURY, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 5, n. spe, p. 183- 196, 2001 DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
MORIN, EDGAR. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Cortez. São Pau¬lo, 2008.
MORITZ, S. Service Design: Practical access to an evolving field. Cologne, Germany: Köln International School of Design, 2005.
OLIVEIRA, TMV. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limita¬ções de amostras por conveniência, julgamento e cotas. Rev Adm On Line 2001 jul/ago/set.
STICKDORN, HORMESS, LAWRENCE, SCHNEIDER. Isto é design de serviços na prática: como aplicar o Design de Serviços no mundo real. Porto Alegre: Bookman, 2020.
SCALZO, M. Jornalismo de Revista. São Paulo, Editora Contexto, 2005
ZABALZA, M. A. O Estágio e as Práticas em Contextos Profissionais na Formação Universitá¬ria. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
ZABALZA BERAZA, M. A. El Practicum y las prácticas externas en la formación universitária. Revista Practicum. v.l, n.l, p. 1-13, jul./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/iop/article/view/8254/7643 . Acesso em: 03 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v1i1.8254
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.