Contribuição do Design de Serviços na melhoria da experiência de estágio extracurricular: proposta para o Poder Judiciário Estadual de PE

Autores

  • Maria Consuelo dos Santos de Assis Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Walquíria Castelo Branco Lins CESAR School

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.655

Palavras-chave:

Ensino superior, Programa de estágio, Design de serviços, Aprendizagem no trabalho

Resumo

O presente estudo procurou contribuir para melhorar a experiência dos estudantes universitários vinculados ao Programa de Estágio, diante da relevância formativa presente na jornada de estágio desenvolvida por universitários, que ultrapassa os limites da aquisição de conhecimentos técnicos definidos nos currículos acadêmicos. Este processo foi desenvolvido sob a ótica do Design Science Reseach - DSR, que possui dois fatores fundamentais para o desenvolvimento de pesquisa: relevância – que garante soluções práticas a partir dos resultados da pesquisa e rigor – que torna a pesquisa confiável a fim de contribuir na base de conhecimentos em áreas específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Consuelo dos Santos de Assis, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Graduação em Direito pela Sopece e Mestrado em Design pela CESAR School. Atualmente é Gerente de Estágio do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambu-co. Tem experiência na área de Instrutora Corporativa.

Walquíria Castelo Branco Lins, CESAR School

É consultora do CESAR, pós-doutora pela Universidade de Helsinque-Finlândia. Vem atuando em projetos de inova-ção na área de Tecnologia. Atua junto ao Mestrado Profissional em Design e Mestrado Profissional em Engenharia de Software do CESAR e também jun-to ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BANDURA, A., AZZI, R., POLYDORA, S. (2008). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Por¬to Alegre: Artmed.

FLEURY, M., FLEURY, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 5, n. spe, p. 183- 196, 2001 DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010

MORIN, EDGAR. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Cortez. São Pau¬lo, 2008.

MORITZ, S. Service Design: Practical access to an evolving field. Cologne, Germany: Köln International School of Design, 2005.

OLIVEIRA, TMV. Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limita¬ções de amostras por conveniência, julgamento e cotas. Rev Adm On Line 2001 jul/ago/set.

STICKDORN, HORMESS, LAWRENCE, SCHNEIDER. Isto é design de serviços na prática: como aplicar o Design de Serviços no mundo real. Porto Alegre: Bookman, 2020.

SCALZO, M. Jornalismo de Revista. São Paulo, Editora Contexto, 2005

ZABALZA, M. A. O Estágio e as Práticas em Contextos Profissionais na Formação Universitá¬ria. São Paulo: Cortez Editora, 2015.

ZABALZA BERAZA, M. A. El Practicum y las prácticas externas en la formación universitária. Revista Practicum. v.l, n.l, p. 1-13, jul./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/iop/article/view/8254/7643 . Acesso em: 03 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v1i1.8254

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

dos Santos de Assis, M. C. ., & Castelo Branco Lins, W. . (2022). Contribuição do Design de Serviços na melhoria da experiência de estágio extracurricular: proposta para o Poder Judiciário Estadual de PE. DAT Journal, 7(3), 200–2015. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.655