A experiência do cliente no projeto de design de interiores da Gucci Garden Galleria
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.650Palavras-chave:
Economia da Experiência, Design Experiencial, Design de Interiores, Lojas Conceito, Gucci Garden GalleriaResumo
O artigo apresenta as teorias da economia da experiência e o do design experiencial como novas abordagens no processo de criação de projetos de design de interiores de lojas. Como objeto de análise, definimos a Gucci Garden Galleria, loja conceito da marca Gucci em Florença na Itália. Através deste caso, demonstraremos como o projeto de design de interiores pode adquirir maior potencial criativo ao utilizar várias linguagens artísticas. Entendemos que os conceitos da economia da experiência e do design experiencial demonstram que existe uma nova demanda de mercado de consumo. O ambiente da loja deve oferecer mais do que a venda de produtos. As lojas para conquistar e fidelizar os seus clientes devem propor experiência.
Downloads
Referências
ALVES, M. Celeste; MOURTHÉ, R. Claudia. O design e a comunicação afetiva no âmbito das lojas conceito: identidade, envolvimento e analogia entre as marcas e a sociedade de consumo atual. In: XIX Information Design International Conference, CIDI 2019, Belo Horizonte.
BUCCINI, Marcos. Introdução ao design experiencial. 1.ed. Recife: 2008.
CABRAL, Artur; VENTURELLI, Suzete; PRADO, Gilbertto. Sinais detectados entre o biológi¬co e o maquínico . DATJournal, V4, N. 3 (2019), p. 117-127. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.152
CARDINALLI, Jayde. Jayde Fish. Califónia, 2019. Disponível em: https://jaydefish.com . Aces¬so em: 04 de fevereiro de 2021.
FREIRE, Karine. Reflexões sobre o conceito de design de experiências. Strategic Design Research Journal, 2 (1), p. 37-44, janeiro-junho 2009. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.2009.21.05
Gucci Garden. Gucci, 2018. Disponível em: https://www.gucci.com/es/es/st/stories/inspi¬rations-and-codes/article/gucci_garden . Acesso em: 22 de janeiro 2021.
MASIERO, Lu. Museu Gucci – Palazzo della Mercanzia de Florença - Città del Giglio (cittadel¬giglio.com). Acesso em: 10 de janeiro de 2022.
MATOS, Rui. Gucci Garden. Vogue. Portugal, 10 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.vogue.pt/gucci-garden . Acesso em: 21 de janeiro de 2021.
MENEGUETE Andréia. Gucci e a ressignificação do luxo contemporâneo: o reposiciona¬mento da grife italiana por meio da publicidade de causa criada pelo diretor criativo Alessandro Michele. Monografia (Especialização em Cultura Material e Consumo: pers¬pectivas semiopsicanalíticas”). Escola de Comunicações e Artes Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. Universidade de São Paulo. 2020.
MONTEIRO, Gabriel. A história da Gucci nos mínimos detalhes. ELLE, 03 de dezembro de 2020. Disponível em: https://elle.com.br/moda/a-historia-da-gucci . Acesso em: 20 de janeiro de 2021.
PINE, B. Joseph; GILMORE, James H. O Espetáculo dos negócios. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.
PRADO, Gilbertto; LA FERLA, Jorge. Circuito Alameda. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018.
ROSETE, Maria Elvira; PRADO, Gilbertto; VENTURELLI, Suzete. A arte e a cenografia na cria¬ção do design de interiores experiencial da Gucci Garden Galleria. In Anais do 3 Colóquio Re¬tiina Internacional – Resumos e vídeos, (Soulages, François; Prado, Gilbertto; Venturelli, Suzete – org), Vol.3, 2021, p. 30. São Paulo: PPG Design UAM.
SANTAELLA, Lucia. Estética da Fascinação. DAT Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 22–36, 2019. DOI: 10.29147/dat.v4i3.144. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.144
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.