O acervo audiovisual afroreligioso de Paulo César: representação da ancestralidade e preservação da memória do povo de santo de Cachoeira
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.647Palavras-chave:
Candomblé, Memória, Audiovisual, Design AnthropologyResumo
A abordagem sobre o diálogo entre ancestralidade e audiovisual, visa a busca da preservação da memória do povo de santo através do registro em vídeo da rotina e realidade dos terreiros de candomblé da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Nesse sentido, o objetivo é apresentar fragmentos da cultura afro-religiosa do povo de santo, buscando uma reflexão para mitigar preconceitos existentes na sociedade, além de uma contribuição para a representação da ancestralidade e preservação da memória do povo de santo de Cachoeira BA. Trata-se de anotações etnográficas e metodológicas sobre representação da ancestralidade do povo de santo presentes no acervo audiovisual de Paulo César. Por meio de estudo etnográfico e com uso de metodologias do design e da antropologia, tendo como resultado a criação de um acervo audiovisual. Baseado na sistematização do conhecimento adquirido junto ao povo de santo, este texto tenta ser um mecanismo de difusão da cultura afro-religiosa e das festas de terreiro de candomblé de Cachoeira através do registro fílmico de Paulo César.
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