Livro didático digital no formato Epub: potenciais e desafios para uso na educação

Autores

  • Juliana Cristina da Silva Cassaro Instituto Federal do Espírito Santo
  • Edson José Carpintero Rezende

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.602

Palavras-chave:

Design, EPUB, Livros Didáticos Digitais, Educação, Tecnologia

Resumo

Este estudo apresenta o resultado da investigação de experiências semelhantes, dentro da etapa de análise do projeto de design para implantação do livro didático digital no formato EPUB na educação a distância do Instituto Federal do Espírito Santo. O objetivo foi compreender as potencialidades e as fragilidades desse formato como livro didático digital. Para isso, utilizou o método de pesquisa bibliográfica, analisando um total de 24 trabalhos, nacionais e internacionais, publicados entre 2016 e 2021. Segundo as análises, o formato EPUB tem um grande potencial de uso em contextos educacionais, pois possibilita a incorporação de mídias, atividades interativas, fórmulas matemáticas, entre outros, bem como viabiliza a acessibilidade de todo o conteúdo. Entretanto, há pontos relevantes que podem dificultar sua adoção, entre eles, a necessidade de conhecimentos avançados em programação no HTML e CSS para implantar recursos interativos e sua acessibilidade.

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Biografia do Autor

Juliana Cristina da Silva Cassaro, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestre em Design, pós-gra-duada em Gestão de Projetos e bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual. É servidora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e atua na coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Ifes. Possui experiência na área de Educação a Distância, com ênfase no Design, atuando principalmente no planejamento de disciplinas para o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle, e na produção de material di-dático impresso e mídias para EaD.

Edson José Carpintero Rezende

Graduado em Odontologia, licenciado em Ciências e pós- -graduação em Microbiologia, pós-graduado em Odontologia Legal. É mestre em Saúde Coletiva, doutor em Ciências da Saúde e possui pós-doutorado em Estudos interdisciplinares do lazer. É professor e pesquisador da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Design – PPGD da mesma instituição.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

da Silva Cassaro, J. C. ., & Carpintero Rezende, E. J. . (2022). Livro didático digital no formato Epub: potenciais e desafios para uso na educação. DAT Journal, 7(3), 117–132. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.602