Diretrizes para o design de conteúdos digitais de história da arte

Autores

  • Elenir Carmen Morgenstern Univille
  • Marli Teresinha Everling Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Helena Morgenstern Zamberlan Univille
  • Lucas Ferreira da Silva Senai/Joinville
  • Maria José Goulão Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.595

Palavras-chave:

Design da informação, Produção de conteúdo audiovisual, História da arte

Resumo

Apresentamos um recorte da investigação “Design de moda barroco brasileiro/catarinense e barroco português: produção de conteúdo virtual didático/instrucional”. O objetivo geral do estudo referido foi “Mapear os principais cruzamentos materiais e conceituais entre barroco brasileiro/catarinense e Barroco português, focalizando o Design de Moda, com vistas a produção de conteúdo virtual didático/instrucional, que apoie práticas de ensino, pesquisa e extensão universitária”. Conectada ao Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP)/Portugal), vinculada a Universidade de Coimbra, a pesquisa contou com apoio financeiro da FAPESC e do FAP UNIVILLE. O estudo desdobra o processo e resultados referentes ao quarto objetivo específico da aludida pesquisa: “Projetar e desenvolver materiais virtuais didáticos/instrucionais, de apoio ao ensino, pesquisa e extensão universitária, a partir dos resultados da investigação teórica”. Em seu delineamento, o artigo apresenta a metodologia aplicada, referente ao projeto e desenvolvimento do conteúdo didático virtual, demonstra e discute os resultados obtidos, relacionados à definição de diretrizes para a produção audiovisual e desenvolvimento de manual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Carmen Morgenstern, Univille

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com estágio pós-doutoral pela Universidade de Barcelona; Mestre em Educação nas Ciências, Especialista em Metodologia do Ensino de Artes Plásticas e Graduada em Artes Plásticas pela UNIJUÍ. Professora do curso de Graduação em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenadora do Projeto SIMBOL – O Design e suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são arte, design, moda e educação.

Marli Teresinha Everling, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Design e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia da Produção e Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, e, especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville e coordenadora do Projeto Ethos – Design e Relações de Uso. Atua no ensino, pesquisa e extensão e seus temas de interesse são educação, processos participativos, crise ecológica, ética, design e suas interfaces as relações usuário-objeto-ambiente.

Helena Morgenstern Zamberlan, Univille

Mestrado profissional em Design em andamento (UNIVILLE, 2022); graduada em Design de Programação Visual (UNIVILLE, 2020); intercâmbio estudantil (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/Portugal, 2018/2019); pesquisadora integrada ao projeto SIMBOL/CNPQ; produtora de conteúdo no Portal Arte & Design; designer na equipe de Merchandising do Marketing da Docol (Joinville/SC).

Lucas Ferreira da Silva, Senai/Joinville

Mestre em Design pela Universidade da Região de Joinville, graduada em Design de Animação Digital pela mesma instituição. Produtor audiovisual independente. Palestrante e professor de Educação Maker da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Maria José Goulão, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Licenciada em História – Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1989) e doutorada em História, na especialidade de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Professora Associada da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Área de História da Arte), onde leciona desde 1985 em todos os cursos (Design de Comunicação, Pintura, Escultura e Multimédia) e orienta estudantes de mestrado e doutoramento. A sua área central de investigação é a Arte Colonial Ibero-Americana do período barroco, e particularmente as questões relacionadas com a transmissão das formas artísticas no eixo do atlântico sul no período colonial.

Referências

CANAL ROUTE RAIDERS. Como nasceu a ideia do ROUTE RAIDERS - Vlog. Ep 01. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G_L6k4TeuQg&list=PLLoZJkm7NRYFHRtEgcK¬dB0oR-jCW-4kua&index=8 . Acesso em: 17 set. 2021.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

COLLE, Raymond. Estilos e tipos de infográficos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, dez. 1998. Tenerife: La laguna. Disponível em http://www.revistalatinacs.org/a/02m-colle/colle.htmhttp://www.ull.es/publicaciones/latina/a/02mcolle/texto.colle.htm . acesso em: 29 de mai. 2011.

COSTA, Antonio. Compreender o Cinema. 2. Ed. São Paulo: Globo, 1985.

CRUZ, Dulce Márcia da. A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD Educação Temática Digital [online]. vol.08, n.02, pp.23-44, 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642

DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo : Martins Fontes, 1997.

DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

EVERLING, Marli T. Diretrizes Para um Ambiente de Aprendizagem Assíncrona no Curso de Design. Orientadora: MONT’ALVÃO, Claudia R. A. Tese de doutorado. Pontifícia Univer¬sidade Católica do Rio de Janeiro. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio. acad.37968 . Acesso em: 01 de mar. 2022.

EVERLING, Marli T.; MONT’ALVÃO, Claudia R. A Contribuição da Ergonomia no Design de Conteúdos Destinados à Aprendizagem Assíncrona. In: Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21. n. 1 .2013. PP. 01 – 22.

FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac, 2004.

FILM STUDIES FUNDAMENTALS. Juno opening scene - Clip 1 of 19 - JUNO film (2007). Dis¬ponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OLREFnFNVUg&list=PLeNerb9lxe3nH¬6VUY06CnPljKFmVMeb9O . Acesso em: 17 set. 2021.

LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informá¬tica. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.

LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de pro¬dução. São Paulo, São Paulo: Summus, 2012.

LUPTON, E., PHILLIPS, J. Novos Fundamentos do design. São Paulo : Cosac Naify. 2008.

MARTINI, Linda. E não sobrou ninguém. Disponível em : https://www.youtube.com/wat¬ch?v=JdOzmnOfJ_A . Acesso em: 17 set. 2021.

METZ, Christian. Linguagem e cinema. Tradução de Marilda Pereira. São Paulo: Perspecti¬va, 1980.

MIJKSENAAR, Paul. Una Introducción al Diseño de La Informacion. Barcelona : Gustavo Gilli. 2001.

MORGENSTERN, Elenir. Portal Arte & Design. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCculeFNM-1UOXiBfWnRgUSw . Acesso em: 17 set. 2021.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

NORMAN, Donald. O Design do Dia-a-Dia. Rio de Janeiro: Rocco. 2006

PEREIRA, Jonathan Gomes. Melhores Créditos (Opening Credits) - Prenda-me se For Ca¬paz (Catch Me If You Can). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IzSyuD¬nPrPc . Acesso em: 17 set. 2021.

RIBEIRO, José da Silva. Ética, investigação e trabalho de campo em Antropologia e na produção audiovisual. Revista Digital de Cinema Documentário, pp. 29-51, 2009.

PISSETI, Ramiro. Durval Discos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DxXK¬G3AH4qw . Acesso em: 17 set. 2021.

PUCCINI, Sérgio. Documentário e Roteiro de Cinema: da pré-produção à pós-produção. 2007. 236f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, 2007.

SANTANA, Flávio Menezes; ALMEIDA, Rafael de Lima; SILVA, Juliana Correia Almeida. Vide¬odocumentário e videorreportagem: características e distinções de duas linguagens audiovisuais. Anais 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba. 2017.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Lucas F. Toolkit de Produção Audiovisual Para o Jogo Route Raiders a Partir da Metodologia ‘Design Para Poéticas Ambientais’. Joinville: Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, 2021.

SILVA, Lucas F. Vídeo introdutório ao Toolkit Design para Poéticas Ambientais. Disponí¬vel em: https://youtu.be/I0E3rRS6gm8

STEIN, E. J., EVERLING, M. T., DIAS, M. R. Á. C., SOBRAL, J. E. C., & MORGENSTERN, E. C. (2021). Participatory process in times of remote learning: An adaptation of the Educational Service at Escola_Casa. DAT Journal, 6(4), 255–278, 2021. DOI: https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504

STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. tradução Roberto Cataldo Costa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SWANN, Allan. Bases Del Diseño Gráfico. Barcelona: Gustavo Gilli, 1995.

THOMAZ, Patricia. A linguagem experimental da videorreportagem. 2007. 169f. Disserta¬ção (Mestrado em Comunicação), Universidade de Marília, Unimar, Marília, 2007.

ZAMBERLAN, Helena M. Design de serviço: comunicação de conteúdo didático/instru¬cional de arte e design. Trabalho de conclusão de curso bacharelado em design. Joinville: UNIVILLE. 2020.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Morgenstern, E. C. ., Everling, M. T. ., Morgenstern Zamberlan, H. ., Ferreira da Silva, L. ., & Goulão, M. J. . (2022). Diretrizes para o design de conteúdos digitais de história da arte. DAT Journal, 7(3), 65–89. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.595