Diretrizes para o design de conteúdos digitais de história da arte
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i3.595Palavras-chave:
Design da informação, Produção de conteúdo audiovisual, História da arteResumo
Apresentamos um recorte da investigação “Design de moda barroco brasileiro/catarinense e barroco português: produção de conteúdo virtual didático/instrucional”. O objetivo geral do estudo referido foi “Mapear os principais cruzamentos materiais e conceituais entre barroco brasileiro/catarinense e Barroco português, focalizando o Design de Moda, com vistas a produção de conteúdo virtual didático/instrucional, que apoie práticas de ensino, pesquisa e extensão universitária”. Conectada ao Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP)/Portugal), vinculada a Universidade de Coimbra, a pesquisa contou com apoio financeiro da FAPESC e do FAP UNIVILLE. O estudo desdobra o processo e resultados referentes ao quarto objetivo específico da aludida pesquisa: “Projetar e desenvolver materiais virtuais didáticos/instrucionais, de apoio ao ensino, pesquisa e extensão universitária, a partir dos resultados da investigação teórica”. Em seu delineamento, o artigo apresenta a metodologia aplicada, referente ao projeto e desenvolvimento do conteúdo didático virtual, demonstra e discute os resultados obtidos, relacionados à definição de diretrizes para a produção audiovisual e desenvolvimento de manual.
Downloads
Referências
CANAL ROUTE RAIDERS. Como nasceu a ideia do ROUTE RAIDERS - Vlog. Ep 01. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G_L6k4TeuQg&list=PLLoZJkm7NRYFHRtEgcK¬dB0oR-jCW-4kua&index=8 . Acesso em: 17 set. 2021.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
COLLE, Raymond. Estilos e tipos de infográficos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, dez. 1998. Tenerife: La laguna. Disponível em http://www.revistalatinacs.org/a/02m-colle/colle.htmhttp://www.ull.es/publicaciones/latina/a/02mcolle/texto.colle.htm . acesso em: 29 de mai. 2011.
COSTA, Antonio. Compreender o Cinema. 2. Ed. São Paulo: Globo, 1985.
CRUZ, Dulce Márcia da. A produção audiovisual na virtualização do ensino superior: subsídios para a formação docente. ETD Educação Temática Digital [online]. vol.08, n.02, pp.23-44, 2007. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v8i2.642
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo : Martins Fontes, 1997.
DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
EVERLING, Marli T. Diretrizes Para um Ambiente de Aprendizagem Assíncrona no Curso de Design. Orientadora: MONT’ALVÃO, Claudia R. A. Tese de doutorado. Pontifícia Univer¬sidade Católica do Rio de Janeiro. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio. acad.37968 . Acesso em: 01 de mar. 2022.
EVERLING, Marli T.; MONT’ALVÃO, Claudia R. A Contribuição da Ergonomia no Design de Conteúdos Destinados à Aprendizagem Assíncrona. In: Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21. n. 1 .2013. PP. 01 – 22.
FILATRO, Andrea. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac, 2004.
FILM STUDIES FUNDAMENTALS. Juno opening scene - Clip 1 of 19 - JUNO film (2007). Dis¬ponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OLREFnFNVUg&list=PLeNerb9lxe3nH¬6VUY06CnPljKFmVMeb9O . Acesso em: 17 set. 2021.
LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informá¬tica. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LUCENA, Luiz Carlos. Como fazer documentários: conceito, linguagem e prática de pro¬dução. São Paulo, São Paulo: Summus, 2012.
LUPTON, E., PHILLIPS, J. Novos Fundamentos do design. São Paulo : Cosac Naify. 2008.
MARTINI, Linda. E não sobrou ninguém. Disponível em : https://www.youtube.com/wat¬ch?v=JdOzmnOfJ_A . Acesso em: 17 set. 2021.
METZ, Christian. Linguagem e cinema. Tradução de Marilda Pereira. São Paulo: Perspecti¬va, 1980.
MIJKSENAAR, Paul. Una Introducción al Diseño de La Informacion. Barcelona : Gustavo Gilli. 2001.
MORGENSTERN, Elenir. Portal Arte & Design. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCculeFNM-1UOXiBfWnRgUSw . Acesso em: 17 set. 2021.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2009.
NORMAN, Donald. O Design do Dia-a-Dia. Rio de Janeiro: Rocco. 2006
PEREIRA, Jonathan Gomes. Melhores Créditos (Opening Credits) - Prenda-me se For Ca¬paz (Catch Me If You Can). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IzSyuD¬nPrPc . Acesso em: 17 set. 2021.
RIBEIRO, José da Silva. Ética, investigação e trabalho de campo em Antropologia e na produção audiovisual. Revista Digital de Cinema Documentário, pp. 29-51, 2009.
PISSETI, Ramiro. Durval Discos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DxXK¬G3AH4qw . Acesso em: 17 set. 2021.
PUCCINI, Sérgio. Documentário e Roteiro de Cinema: da pré-produção à pós-produção. 2007. 236f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, 2007.
SANTANA, Flávio Menezes; ALMEIDA, Rafael de Lima; SILVA, Juliana Correia Almeida. Vide¬odocumentário e videorreportagem: características e distinções de duas linguagens audiovisuais. Anais 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba. 2017.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Lucas F. Toolkit de Produção Audiovisual Para o Jogo Route Raiders a Partir da Metodologia ‘Design Para Poéticas Ambientais’. Joinville: Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, 2021.
SILVA, Lucas F. Vídeo introdutório ao Toolkit Design para Poéticas Ambientais. Disponí¬vel em: https://youtu.be/I0E3rRS6gm8
STEIN, E. J., EVERLING, M. T., DIAS, M. R. Á. C., SOBRAL, J. E. C., & MORGENSTERN, E. C. (2021). Participatory process in times of remote learning: An adaptation of the Educational Service at Escola_Casa. DAT Journal, 6(4), 255–278, 2021. DOI: https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.504
STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. tradução Roberto Cataldo Costa. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SWANN, Allan. Bases Del Diseño Gráfico. Barcelona: Gustavo Gilli, 1995.
THOMAZ, Patricia. A linguagem experimental da videorreportagem. 2007. 169f. Disserta¬ção (Mestrado em Comunicação), Universidade de Marília, Unimar, Marília, 2007.
ZAMBERLAN, Helena M. Design de serviço: comunicação de conteúdo didático/instru¬cional de arte e design. Trabalho de conclusão de curso bacharelado em design. Joinville: UNIVILLE. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.