MACHADOS de pedra! A quem pertencem?

Autores

  • Yara Rondon Guasque Araujo

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.576

Palavras-chave:

Arte, Museu, Amarras coloniais, Protocolos indígenas

Resumo

Este texto aborda diferentes experiências de guarda compartilhada de objetos indígenas em instituições museológicas fora e dentro do Brasil. Discute como a responsabilidade de preservar objetos indígenas se transforma também na responsabilidade de coletar narrativas de participantes indígenas sobre o uso de tais objetos. A ausência de um protocolo indígena mais disseminado no Brasil é já uma realidade em países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Seguindo os recentes andamentos deste debate, procurei refletir como a busca identitária e autodeterminação dos povos ancestrais colocam um novo marco no contexto da arte indígena contemporânea lançando alguns artistas ao protagonismo.

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Biografia do Autor

Yara Rondon Guasque Araujo

Artista e pesquisadora independente. Professora associada inativa do programa de pós-graduação em Artes Visuais, PPGAV, Ceart, UDESC. Editora do Journal for Artistic Research, JAR. Graduada em Lincenciatura plena em artes plásticas pela Fundação Armando Álvarez Penteado, 1979; Mestre em Literatura, pela UFSC, 1985; Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, 2003; Pós-doutorado realizado no departamento de Estética e comunicação da Universidade de Aarhus, Dinamarca.

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Publicado

2022-03-23

Como Citar

Araujo, Y. R. G. (2022). MACHADOS de pedra! A quem pertencem?. DAT Journal, 7(1), 122–144. https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i1.576

Edição

Seção

Arte, Design e Tecnologia