Tecnologias educacionais

análise da interface da plataforma Quizizz com base nos princípios de Design da Informação

Autores

  • João Victor Marinho Figueiredo
  • Silvestre Matos de Carvalho
  • Inez Maria Leite da Silva
  • Cássia Furtado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.455

Palavras-chave:

Experiência do usuário, Tecnologias educacionais, Design de informação, Princípios do design da informação

Resumo

A utilização de tecnologias digitais no âmbito da educação é um tema amplamente discutido na atualidade, tornou-se ainda mais notável ante a situação imposta pela pandemia da Covid-19. Diversos trabalhos (SANTOS;SILVA; BELMONTE, 2021; TEJEDOR et al., 2020; SCOZ; MELCHIORETTO, 2020)apontam os desafios que os professores do ensino superior enfrentaram no exercício das atividades acadêmicas durante o período mais crítico da pandemia global que exigiu o isolamento social. Com base nesse contexto, o presen te trabalho tem como foco analisar a possibilidade de aplicação de princípios do Design da Informação (DI) a interfaces de plataformas digitais que auxiliam professores a construir atividades gamificadas. Neste trabalho foi analisada a plataforma Quizizz através de uma inspeção por checklist elaborado com base nos princípios propostos por Petterson (2012) em sua obra “It Depends”. Como resultado foram detectados problemas pontuais, apesar da plataforma analisada atender a maioria dos princípios elencados, indicando facilidade para o usuário quanto a navegação e compreensão das informações disponibilizadas.

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Biografia do Autor

João Victor Marinho Figueiredo

Técnico em Design de Produtos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - 2010. Bacharel em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - 2018. Atualmente vinculado como mestrando ao Programa de Pós Graduação de Design (PPGDg – UFMA) na linha de Design da Informação e Comunicação.

Silvestre Matos de Carvalho

Gaduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2019, Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Signorelli (2020). Na atualidade, atua como aluno do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional pelo SENAC EAD; aluno do Curso de Pós-Graduação em Marketing Digital pela Faculdade EDUCAMINAS; e, aluno do Curso Mestrado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia (LEDMID).

 

Inez Maria Leite da Silva

Doutora em Multimédia em Educação/Universidade de Aveiro - UA/Portugal (2018). Mestre em Educação/Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Brasil (2008). Especialista em Gestão da Comu-
nicação - UFMA/Brasil (1999). Graduada em Desenho Industrial - UFMA/Brasil (1992). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design -UFMA/Brasil (2020-Atual). Integrante
do Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos - UFMA/Brasil (2018-Atual). Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Maranhão. Áreas de pesquisa: Design - ênfase em Design de Produto; Multimédia em Educação - ênfase em Trabalho Colaborativo.

 

Cássia Furtado

 Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão.
Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesqui-
sa: Design Informação e Comunicação. 

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Figueiredo, J. V. M. ., Carvalho, S. M. de, Silva, I. M. L. da, & Furtado, C. (2021). Tecnologias educacionais: análise da interface da plataforma Quizizz com base nos princípios de Design da Informação. DAT Journal, 6(3), 297–311. https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.455

Edição

Seção

Dossiê PPGC Design UFMA