Tecnologías educativas

análisis de la interfaz de la plataforma Quizizz basado en principios de diseño de información

Autores/as

  • João Victor Marinho Figueiredo
  • Silvestre Matos de Carvalho
  • Inez Maria Leite da Silva
  • Cássia Furtado

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.455

Palabras clave:

Experiencia de usuario, tecnologías educativas, diseño de información, principios de diseño de información

Resumen

El uso de tecnologías digitales fuera del ámbito educativo y un tema ampliamente discutido en la actualidad, se ha vuelto más notorio ante la situación impuesta por la pandemia Covid-19. Varios trabajos (SANTOS; SILVA; BELMONTE, 2021; TEJE- DOR et al., 2020; SCOZ; MELCHIORETTO, 2020) definen los desafíos que enfrentarán los docentes de educación superior sin ejercer actividades académicas durante el período más crítico de la pandemia global que requiere aislamiento social . Con base en este ncontexto, presentamos el trabajo como un enfoque para analizar la aplicación de principios de diseño de información a interfaces de plataformas digitales que ayudan a los docentes a construir actividades gamificadas.
Este trabajo fue analizado en la plataforma Quizizz mediante una inspección a través de un checklist elaborado en base a los principios propuestos por Petterson (2012) en su trabajo “Depende”. Como resultado, la interfaz presenta algunos prob-
lemas dotológicos, pero no en general, cumple con dos principios, lo que indica que al navegar hacia la plataforma o profesión, no encontrarás grandes dificultades en la obtención y comprensión de la información.

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Biografía del autor/a

João Victor Marinho Figueiredo

Técnico em Design de Produtos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - 2010. Bacharel em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - 2018. Atualmente vinculado como mestrando ao Programa de Pós Graduação de Design (PPGDg – UFMA) na linha de Design da Informação e Comunicação.

Silvestre Matos de Carvalho

Gaduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2019, Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Signorelli (2020). Na atualidade, atua como aluno do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional pelo SENAC EAD; aluno do Curso de Pós-Graduação em Marketing Digital pela Faculdade EDUCAMINAS; e, aluno do Curso Mestrado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É pesquisador do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia (LEDMID).

 

Inez Maria Leite da Silva

Doutora em Multimédia em Educação/Universidade de Aveiro - UA/Portugal (2018). Mestre em Educação/Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Brasil (2008). Especialista em Gestão da Comu-
nicação - UFMA/Brasil (1999). Graduada em Desenho Industrial - UFMA/Brasil (1992). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Design -UFMA/Brasil (2020-Atual). Integrante
do Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos - UFMA/Brasil (2018-Atual). Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Maranhão. Áreas de pesquisa: Design - ênfase em Design de Produto; Multimédia em Educação - ênfase em Trabalho Colaborativo.

 

Cássia Furtado

 Pós-Doutorado no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal. Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão.
Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesqui-
sa: Design Informação e Comunicação. 

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Publicado

2021-10-18

Cómo citar

Figueiredo, J. V. M. ., Carvalho, S. M. de, Silva, I. M. L. da, & Furtado, C. (2021). Tecnologías educativas : análisis de la interfaz de la plataforma Quizizz basado en principios de diseño de información. DAT Journal, 6(3), 297–311. https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.455

Número

Sección

Dossiê PPGC Design UFMA