Desafios e práticas no âmbito de um laboratório universitário de fabricação digital em apoio a prática artística

Autores

  • Juliana Henno
  • Priscila Guerra
  • Monica Tavares
  • Marcelo Yamanoi
  • Carol Medina

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.443

Palavras-chave:

Fabricação Digital, Ensino, Pesquisa, Extensão, Artes Visuais

Resumo

Em um espaço de dez anos, laboratórios de fabricação digital – inicialmente dedicados a engenharia e desenho industrial – vêm se proliferando e ampliando sua abrangência para áreas diversas em que a prática experimental como meio para criação é elemento focal. Enquanto alguns destes laboratórios permitem o acesso livre a seus equipamentos ou, de modo diverso, são privados, outros são exclusivamente voltados para o suporte a atividades universitárias. O presente artigo tem por finalidade destacar a relevância da implantação de laboratórios de fabricação digital para o ensino, pesquisa e extensão, em contexto artístico acadêmico, com apresentação de caso específico do ModelaFab, Laboratório de Modelagem e Fabricação Digital do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Em primeiro lugar, apresentaremos os desafios decorrentes da implementação de um laboratório universitário de fabricação digital; em segundo lugar, exporemos o processo de instalação do ModelaFab, sua estrutura e as atividades nele desenvolvidas até 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Henno

Juliana Henno é doutora e mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Também é graduada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Pen-teado (Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP). e é vice-coordenadora do GP_ADMD (Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais) da ECA-USP.
julianahenno@gmail.com
ORCID 0000-0002-9846-756X

Priscila Guerra

Priscila Guerra é mestre em Artes Visuais pela ECA-USP (2017), e é graduada e licenciada em Artes Visuais pela UNICAMP (2013). Atualmente é professora do curso de graduação em Artes Visuais da ECA-USP.
priscilaguerra06@gmail.com
ORCID 0000-0003-1807-4430

 

Monica Tavares

Monica Tavares é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP, Bolsista de Pesquisa do CNPq - Nível 2, coordenador a do GP_ADMD (Grupo de Pesquisa de Arte, Design e Mídias Digitais) da ECA-USP (grupo vinculado ao CNPq), professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.
mbstavares@usp.br
ORCID 0000-0002-8008-1490

Marcelo Yamanoi

Marcelo Yamanoi é aluno de graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), monitor do ModelaFab, Laboratório de Modelagem e Fabricação Digital do CAP-ECA-USP, e ele bolsista do PUB / USP 2018-2019.

Carol Medina

Carol Medina é aluna do curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), monitora do ModelaFab, Laboratório de Modelagem e Fabricação Digital do CAP-ECA-2018-2019 com bolsa de estudos.

Referências

ANDERSON, C. Makers: The New Industrial Revolution. New York: Random House, 2012.

BARRETT, T. W.; PIZZICO, M. C.; LEVY, B.; NAGEL, R. L.; LINSEY, J. S.; TALLEY, K. G.; FOREST, C. R.; NEWSTETTER, W. C. A Review of University Maker Spaces. Proceedings of the 122nd ASEE Annual Conference & Exposition, June 14-17, 2015, Seattle, WA.

BIDORET, J. Bricolage, design, pratiques artistiques et numériques. DNSEP (VAE) –

ESADHAR. August 2014. Retrieved August 30, 2021 from <https://accentgrave.net/bri-coles>.

BLIKSTEIN, P. Digital Fabrication and ’Making’ in Education: The Democratization of Invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BÜCHING, C. (eds.) FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, 2013. p. 202-222. DOI: https://doi.org/10.1515/transcript.9783839423820.203

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper Perennial, 1991.

DEWEY, J. The Child and Curriculum. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1902.

FREIRE, P. Pedagogy of the Oppressed. New York: Seabury Press, 1974.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an Educational Task. Dordrecht: Reidel, 1973. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-010-2903-2_2

FRÖBEL, F.; HAILMANN, W. N. The Education of Man. New York: Appleton, 1901.

HENNO, J. H. As Correlações entre os Sistemas Generativos e a Fabricação Digital no Contexto das Artes Visuais. [PhD thesis, ECA-USP]. São Paulo, 2016.

KOLAREVIC, B. Architecture in the Digital Age: Design and Manufacturing. 1. ed. New York / London: Spon Press / Taylor & Francis Group, 2003.

KOLAREVIC, B. Digital Fabrication: Manufacturing Architecture in the Information Age. Modeling and Fabrication. Acadia, 2001. Retrieved August 8, 2021 from . DOI: https://doi.org/10.52842/conf.acadia.2001.010

KUZNETSOV, S.; PAULOS, E. Rise of the expert amateur, diy projects, communities and cultures, Proceedings of the 6th Nordic Conference on Human-Computer Interaction, 2010. p. 295–304. DOI: https://doi.org/10.1145/1868914.1868950

MALDINI, I. (2016). Attachment, Durability and the Environmental Impact of Digital DIY. The Design Journal, v. 19, n. 1, p. 141-157. doi: 10.1080/14606925.2016.1085213. Retrieved August 8, 2021 from <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14606925.2016.1085213>. DOI: https://doi.org/10.1080/14606925.2016.1085213

MICALLEF, J. Beginning Design for 3D Printing. New York: Apress, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4842-0946-2

MONTESSORI, M. The Advanced Montessori Method. Cambridge, MA: Bentley R., 1964.

MONTESSORI, M. Spontaneous Activity in Education. New York: Schocken Books, 1965.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

MODELAFAB Rule Book. (2019). São Paulo. Retrieved August 8, 2021 from .

Challenges and practices of a university digital manufacturing laboratory in support of artistic practice DATJournal v.6 n.3 2021

TANAKA, A. Situating within Society: Blueprints and Strategies for Media Labs. In: PLOHMAN, A. (ed.) et al. A Blueprint for a Lab of the Future. Eindhoven: Baltan Laboratories, 2011. p. 12-20. Retrieved August 8, 2021 from <https://research.gold.ac.uk/14649/1/Atau-BlueprintFinal.pdf>.

VON GLASERSFELD, E. An Introduction to Radical Constructivism. In: WATZLAWICK, P. (ed.). The Invented Reality. New York: Norton, 1984.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Henno, J. ., Guerra, P. ., Tavares, M. ., Yamanoi, M. ., & Medina, C. . (2021). Desafios e práticas no âmbito de um laboratório universitário de fabricação digital em apoio a prática artística. DAT Journal, 6(3), 140–160. https://doi.org/10.29147/dat.v6i3.443