Engenharia Kansei como pressuposto para o desenvolvimento de processos de design e criação em um jogo educativo

Autores

  • Adriano Monteiro de Brito
  • Rosinei Batista Ribeiro
  • João Eduardo Chagas Sobral
  • Wellington de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.418

Palavras-chave:

Design, Emoção, Jogo para Autista, Game Mobile, Jogo Educativo

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir processos de de­sign envolvidos na elaboração do protótipo de um jogo digital para tablets e smartphones com foco na intervenção comportamental em tratamentos de sintomas do autismo. As crianças autistas possuem uma grande dificul­dade no entendimento de emoções humanas, e partindo dessa necessidade a ideação do jogo é concebida para fornecê-las esse tipo de conteúdo, um meio lúdico e educativo que as ensinem de forma subjetiva sobre emoções e também as auxiliem a desenvolverem e aprimorarem outras habilidades, como coordenação motora, raciocínio rápido, diferenciações, entre outros. Com base nos dados levantados sobre autismo e desenvolvimento infantil e com o auxílio da metodologia Kansei, o jogo consiste no uso de uma persona­gem como elemento chave, por meio dela o jogador passa ter contato com o conteúdo de ensino brincando, havendo interações com a personagem e suas emoções, que são respectivamente baseadas nas ações realizadas.

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Biografia do Autor

Adriano Monteiro de Brito

Designer. Mestre em Design, Inovação e Tecnologia no Centro Universitário Teresa D’Ávila- UNIFATEA. Pesquisador do LAPEDLaboratório de Pesquisas em Design e Educação na mesma instituição.

Rosinei Batista Ribeiro

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Doutorado e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEG-UNESP). Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA). Líder do Grupo de Pesquisa “Projeto de Produto e Tecnologias Sociais”, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

João Eduardo Chagas Sobral

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), graduado em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe). É professor titular da Universidade da Região de Joinville, coordena o Programa de Pós-Graduação em Design e o projeto de pesquisa Design e Processos e do Laboratório Iris. É membro do corpo técnico-científico do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais (DRI- CAPES); consultor Ad hoc da FAPESC, CAPES e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Coordenador do Fórum Nacional de Pós-Graduação em Design.

Wellington de Oliveira

Doutor e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor permanente do Programa de estudos pós-graduados em Design, Inovação e Tecnologia no Centro Universitário Teresa D’Ávila- UNIFATEA e coordenador do LAPED- Laboratório de Pesquisas em Design e Educação na mesma instituição.

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

Brito, A. M. de, Ribeiro, R. B., Sobral, J. E. C., & Oliveira, W. de. (2021). Engenharia Kansei como pressuposto para o desenvolvimento de processos de design e criação em um jogo educativo. DAT Journal, 6(2), 242–259. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.418