Avaliação de um novo método de aprendizagem baseada em Projetos (PBL) em um programa de engenharia de primeiro ano

Autores

  • Junior Nomani
  • Guy Littlefair

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.416

Palavras-chave:

CAVE, Aprendizagem baseada em projetos curtos, realidade virtual

Resumo

Uma nova abordagem para a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) foi desenvolvida para atividades de aprendizagem baseadas em projetos de design. As atividades PBL tradicionalmente duram de algumas semanas a um ano. O projeto PBL encurtado foi criado para meio período prático e executado em uma unidade de graduação de engenharia do 1º ano. O projeto envolveu um redesenho sustentável de itens de ajuda humanitária a desastres. O projeto também envolveu os alunos utilizando a tecnologia de visualização virtual 3D interativa conhecida como ambiente CAVE como uma ferramenta de desenvolvimento de design. Este artigo avalia a eficácia do projeto desenvolvido de aprendizagem baseada em projetos de curta duração (SPBL) para melhorar o envolvimento dos alunos. As respostas da pesquisa dos alunos indicaram que o envolvimento dos alunos foi alto com a participação na curta atividade PBL, o realismo no projeto desempenhou um papel importante. Projetos curtos de PBL podem se tornar uma ferramenta positiva no ensino e aprendizagem por meio da manutenção do aluno e do envolvimento cognitivo durante toda a duração do projeto.

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Biografia do Autor

Junior Nomani

Is a Senior Lecturer at AUT University and has been teaching in Mechanical engineering for over 13 years in New Zealand, Australia and China universities. His teaching background covers a broad range from communication to engineering design to his main research focus of manufacturing and material science.

Guy Littlefair

Is an executive university leader with over 20 years’ focused experience in devising and implementing strategies, objectives and policies to navigate change and effectively develop and manage the academic and research profiles, as well as the financial and Human Resources, within large and complex Faculties and Divisions. Guy has an exceptional 30+ year record in industry, research and academia.

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Como Citar

Nomani, J., & Littlefair, G. (2021). Avaliação de um novo método de aprendizagem baseada em Projetos (PBL) em um programa de engenharia de primeiro ano. DAT Journal, 6(2), 453–463. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.416