Processos analógicos para alunos de design digitalmente nativos
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.413Palavras-chave:
Educação de design, Atividade tátil, Tipografia analógica, legibilidade, Texto não escalonávelResumo
Embora novos ingressos de estudantes de design de comunicação tenham crescido com a conectividade digital constante e as mídias sociais, eles também se esforçam para compreender a relação entre comunicação, legibilidade e usabilidade de uma publicação impressa. Para alunos ingressantes na graduação em Design de Comunicação, falta sensibilidade estética e apreciação formal da mídia física, como o impresso. Eles ficam à vontade ao explorar o trabalho digitalmente ou manipular formulários ou texto no computador, mas quando se trata de design para impressão em uma mídia não escalonável, por exemplo, o papel, eles sofrem com noções básicas de tipografia, como peso, tamanho, legibilidade e hierarquia das informações. Consequentemente, duas atividades analógicas foram desenvolvidas para aplicação no estúdio de design, com explorações táteis para complementar o ensino, a aprendizagem e também pra ajudar os alunos a aumentar a percepção formal e estética relacionadas a tipografia e ao design de comunicação. Este artigo apresenta duas oficinas desenvolvidas com o intuito de abordar a questão da materialidade no estudo de design, e considera seu impacto no trabalho produzido pelos alunos.
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