Processos analógicos para alunos de design digitalmente nativos

Autores

  • George Haijan

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.413

Palavras-chave:

Educação de design, Atividade tátil, Tipografia analógica, legibilidade, Texto não escalonável

Resumo

Embora novos ingressos de estudantes de design de comunicação tenham crescido com a conectividade digital constante e as mídias sociais, eles também se esforçam para compreender a relação entre comunicação, legibilidade e usabilidade de uma publicação impressa. Para alunos ingressantes na graduação em Design de Comunicação, falta sensibilidade estética e apreciação formal da mídia física, como o impresso. Eles ficam à vontade ao explorar o trabalho digitalmente ou manipular formulários ou texto no computador, mas quando se trata de design para impressão em uma mídia não escalonável, por exemplo, o papel, eles sofrem com noções básicas de tipografia, como peso, tamanho, legibilidade e hierarquia das informações. Consequentemente, duas atividades analógicas foram desenvolvidas para aplicação no estúdio de design, com explorações táteis para complementar o ensino, a aprendizagem e também pra ajudar os alunos a aumentar a percepção formal e estética relacionadas a tipografia e ao design de comunicação. Este artigo apresenta duas oficinas desenvolvidas com o intuito de abordar a questão da materialidade no estudo de design, e considera seu impacto no trabalho produzido pelos alunos.

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Biografia do Autor

George Haijan

Is an artist and a graphic designer. His practice is situated between Fine Arts, Graphic Design, and Advertising. He has been a design practitioner for more than 20 years and created work for many corporate, government, and non-government organisations in New Zealand and abroad. George’s main area of research focuses on the concept of masculine embodiment and its relationship with globalisation, technology, and popular culture. Using complex analogue methods, he brings together screen-printing, mark-making, and collage, to create a diverse body of works.

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Como Citar

Haijan, G. (2021). Processos analógicos para alunos de design digitalmente nativos. DAT Journal, 6(2), 418–430. https://doi.org/10.29147/dat.v6i2.413