Design de Jogos Digitais: análise comparativa de modelos projetuais

Autores

  • Priscilla Maria Cardoso Garone Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.286

Palavras-chave:

Design de jogos, Jogos, modelo projetual, m´etodo

Resumo

O jogo é conceituado como um processo voluntário de atividadeslúdicas, em uma esfera temporária, com orientação própria, dotado de umfim em si mesmo. Na contemporaneidade, os games constituem um campopromissor de aplicações e estudos, por serem produtos socioculturais comgrande impacto no setor econômico e tecnológico. Ao longo da história dodesenvolvimento dessa mídia, diversos modelos projetuais foram difundidospor meio da literatura para o desenvolvimento de jogos digitais. Diante dis-so, este estudo apresenta o tema por meio de revisão de literatura e métodocomparativo para descrever diferentes abordagens projetuais, com o intuitode evidenciar as similitudes e diferenças entre as etapas do processo de de-senvolvimento um game. Os resultados expõem a contribuição por meio dareflexão da análise comparativa de diferentes modelos para projetar jogos edestacam as incidências e as lacunas recorrentes encontradas

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Biografia do Autor

Priscilla Maria Cardoso Garone, Universidade Anhembi Morumbi

É designer, professora e pesquisadora na área de jogos digitais. Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi,realizou pesquisa sobre Design de Jogose Educação a Distância. É professora adjunta do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal doEspírito Santo e coordena os projetos de ilustração, audiovisual e design digitaldo Laboratório de Design Instrucional.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

Maria Cardoso Garone, P. . (2020). Design de Jogos Digitais: análise comparativa de modelos projetuais. DAT Journal, 5(4), 116–134. https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.286