Ensino de gestão do design: estudo com docentes do curso de design digital
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i4.283Palavras-chave:
Gestão do Design, Ensino Reflexivo, Análise de conteúdo, Ensino do DesignResumo
Além da importância do design como uma das variáveis decisivas da eficácia empresarial, observa-se que este é mais do que somente um processo projetual, uma vez que, algumas empresas adotam a gestão do design como estratégia competitiva e instrumento de construção da imagem corporativa. Neste sentido, este estudo busca identificar as expectativas de docentes de cursos de Design Digital quanto à disciplina de Gestão do Design, promovendo o pensar diferente, ou seja, inovar, porém, sem esquecer a prática. Dentre os resultados se evidenciou que o pensar sobre a prática é a reflexão que deve possibilitar alternativas para enfrentar as situações-problema na promoção da aprendizagem. A reflexão é o conhecimento que tem solidez teórica, transformando a prática e que vai além do mero fazer.
Downloads
Referências
ARAÚJO, G. D.; SILVA, A. B.; LIMA, T. B.; BISPO, A. C. K. A. O desenvolvimento do pensamento reflexivo no curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.149-176, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://online.unisc.br/ seer/index.php/reflex>. Acesso em: 5 mai 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 2016.
BEST, Kathryn. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
BORJA DE MOZOTA, Brigitte. Gestão do Design: usando o Design para construir valor de marca e inovação. Porto Alegre: Bookman, 2011.
CARDOSO, Rafael. O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do design. 3ª Ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2011.
CASTRO, Priscila Perillier O’Reilly de Araujo; MAGALHÃES, Claudio Freitas de. O papel do design no processo de inovação na Universidade. DATJournal Design Art and Technology, v.4, n. 1, p. 170-189 (2019). DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i1 DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i1.115
COUTO, Rita Maria de Souza. Fragmentação do conhecimento ou interdisciplinaridade: ainda um dilema contemporâneo? Revista FAAC / FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru, SP: a Instituição, 2011.
DESIGN HISTORY RESEARCH. Disponível em: https://designhistoryresearch. wordpress.com/category/peter-behrens/. Acesso em 20 mai 2015.
DEWEY, John. Democracia e educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. Tradução Haydêe Camargo Campos. 4ª edição. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DMI. O que é a Gestão de Design? Disponível em: <https://www.dmi.org/ page/What_is_Design_Manag>. Acesso em 10 set 2018.
FERREIRA, Alais Souza; BERLATO, Larissa Fontoura; FIGUEIREDO, Luiz Fernando; BRAVIANO, Gilson. Pesquisa-ação: relações como design. DATJournal Design Art and Technology, v. 5, n. 1, p. 170-189 (2020). DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i1 DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.177
FERREIRA, Claudio Lima. O ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Paraná: Editora Novas Edições Acadêmicas, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOULART, M. C. F.; MERINO, G. S. A. D.; MERINO, E. A. D. Gestão de design na hotelaria: revisão integrativa do tema. Nona Edição da Revista Design, Arte e Tecnologia do Programa de Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, 2014.
HELLER, Steven; PETIT, Elinor. Design em diálogo: 24 entrevistas por Steven Heller e Elinor Petit. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
INEP. e-Mec: Relatório de Consulta Avançada. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em 15 de fev de 2018.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing – 14ª Edição, São Paulo: Prentice Hall, 2012.
LANDIM, P.C. Design, empresa, sociedade [online]. Disponível em: <http://books.scielo.org>. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579830938
MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. 2ª edição. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
MARTINS, Rosane Fonseca F.; BUSO, Vanessa Zanardo. Projética Revista Científica de Design l Londrina l V.3 l N.1 l Julho 2012.
MARTINS, Rosane Fonseca F.; MERINO, Eugenio Andrez Diaz. A gestão de design como uma estratégia organizacional. 2ª edição. Londrina: Eduel; Rio de Janeiro: RioBooks, 2011.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2012.
MERINO, Eugenio A. Diaz; MERINO, Giselle S. A. D.; AGUIAR, Marina C.; TRISKA, Ricardo. Gestão de design e sua contribuição para organizações no setor do artesanato: proposição e implementação de um plano estratégico para a ARA - Associação Ribeirão de Artesanato. Fourth International Conference of Integration of Design, Engineering and Management for innovation. Florianópolis, October 07-10, 2015.
MORAES, Dijon De. Limites do design. São Paulo: Studio Nobel, 1999.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª edição. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2008.
SILVA, J. C. P.; HATADANI, P. S.; ANDRADE, R. R. Um estudo de caso sobre o ensino do Design no Brasil: a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010
SILVEIRA, A. L. M.; BERTONI, C. F.; RIBEIRO, V. G. Premissas para o ensino superior do design. Design e Tecnologia, [S.l.], v. 6, n. 12, p. 21-30, dez. 2016. ISSN 2178-1974. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/ article/view/381>. Acesso em: 10 out 2018. DOI: https://doi.org/10.23972/det2016iss12pp21-30
SOARES, Valdir Ferreira. UFRJ. Curso de Desenho industrial. 2002. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAhVh0AJ/02-3-a-gmd-metodoplanejamen to> . Acesso em: 20 de nov 2018.