O Design como Promotor do Conforto da Sociedade de Consumo
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.235Palavras-chave:
Design, Consumo, Ética, Bem-estarResumo
Por vezes o design produz mercadorias que satisfazem os desejos do indivíduo apenas pelo consumo. O sistema socioeconômico vigente está alicerçado sobre o pressuposto de que a produção em massa pode proporcionar aos indivíduos o incremento da sua qualidade de vida por meio do consumo de produtos e serviços. Nesse panorama, discutiremos a configuração da sociedade de consumo e as contribuições do design para o bem-estar. A discussão se fará em duas frentes: demonstrar como o sentido de bem-estar e de conforto foi modificado pelo comércio de produtos e serviços e apontar como o planejamento de projetos de design contribui para manutenção desse sistema socioeconômico baseado no consumo. A discussão neste artigo busca demonstrar que o crescimento econômico, o desenvolvimento industrial e o aumento da produção que viabiliza novos produtos e que facilita o acesso dessas mercadorias a toda a sociedade não proporciona o tão almejado bem--estar social de uma população.
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