El diseño como promotor del confort de la sociedad de consumo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.235

Palabras clave:

Diseño, Consumo, Ética, Bienestar

Resumen

A veces, el diseño produce bienes que satisfacen los deseos del individuo simplemente mediante el consumo. El sistema socioeconómico actual se basa en el supuesto de que la producción en masa puede proporcionar a las personas un aumento de su calidad de vida a través del consumo de productos y servicios. En este panorama, discutiremos la configuración de la sociedad de consumo y las contribuciones del diseño al bienestar. La discusión se desarrollará en dos frentes: demostrar cómo la sensación de bienestar y comodidad ha sido modificada por la venta de productos y servicios y señalar cómo la planificación de proyectos de diseño contribuye al mantenimiento de este sistema socioeconómico basado en el consumo. La discusión en este artículo busca demostrar que el crecimiento económico, el desarrollo industrial y el aumento de la producción que hacen factibles nuevos productos y que facilitan el acceso de estos bienes al conjunto de la sociedad no brindan el tan deseado bienestar social de una población.

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Biografía del autor/a

Fabio Henrique Dias Maximo

Fabio Henrique Dias Maximo é professor adjunto do Departamento de Design  Expressão Gráfica (DEG) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Design na Escola de Design (ED) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador bolsista de pós-graduação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) edital n. 001/2019 - PROPG-CAPES/FAPEAM. Graduação em Desenho Industrial pela UFAM (2008). Especialização em Planejamento de Transportes pela UFAM (2009). Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela UFAM (2013). Experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto.

Luísa Monteiro de Oliveira, Erico A. de Oliveira

Luísa Monteiro de Oliveira é discente no programa de pós-graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Mestrado em Design, Sustentabilidade e Inovação, formada em Design de Produto pela UEMG (2017). Como profissional, atua com Design cerâmico, valorização de culturas artesanais produtivas por meio do design e com promoção da inovação.

Rodrigo Octávio Urban Bernardes de Menezes

Rodrigo Octávio Urban Bernardes de Menezes possui especialização em Advocacia de Família e Sucessões pela Universidade FUMEC (2018), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2020), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2002) e graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2019). Membro da Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil/MG. Atualmente é advogado - MBL Advogados Associados.

Edson José Carpintero Rezende

Edson José Carpintero Rezende possui graduação em Odontologia, licenciatura em Ciências, pós-graduação “Latu sensu” em Microbiologia, pós-graduação “Latu sensu” em Odontologia Legal, mestrado em Saúde Coletiva, doutorado em Ciências da Saúde e Pós-doutorado em Estudos Interdisciplinares do Lazer. Atualmente é professor efetivo e pesquisador nos cursos de graduação e pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. É líder do grupo de pesquisa “Design em interface com a saúde” e professor pesquisador do grupo extensionista e de pesquisa em Design Social,
ambos cadastrados no CNPq.

Citas

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Publicado

2020-10-19

Cómo citar

Dias Maximo, F. H. ., Monteiro de Oliveira, L., Urban Bernardes de Menezes, R. O., & Carpintero Rezende, E. J. . (2020). El diseño como promotor del confort de la sociedad de consumo. DAT Journal, 5(3), 235–249. https://doi.org/10.29147/dat.v5i3.235