Compartilhe a mesa. Design centrado nas pessoas para recursos educacionais em museus

Autores

  • Nayeli Zepeda Arias 0000-0002-9117-6735

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.198

Palavras-chave:

Design centrado nas pessoas,, Design Thinking, Recursos educacionais, Visitantes, Usuários, Educação em museus

Resumo

O projeto de recursos educacionais para o museu é um processo de mediação e, como tal, sua maior consideração são as pessoas. Como podemos nos conectar com nossos visitantes? Como decifrar suas razões de importância? Como integrar a participação e presença de usuários no desenvolvimento dessa mediação? O museu do século XXI baseia-se em elos resilientes com seus visitantes e comunidade, e na expansão de seu exercício não considera apenas sua própria disciplina. Assim, podemos desenvolver abordagens que, tornando a pesquisa, a empatia e o apoio mútuo um hábito, especifiquem as intenções comunicativas do museu e as necessidades de seus usuários de maneira significativa. Neste texto, o design centrado nas pessoas é apresentado como uma estratégia para compartilhar a mesa com os visitantes, aprender o que pensam, sentem e fazem e estabelecer processos colaborativos na construção do museu. Nesta mesa, todos somos capazes de apreender e contribuir, por isso é necessário reaprender e construir.

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Biografia do Autor

Nayeli Zepeda Arias, 0000-0002-9117-6735

Por mais de dez anos, tem colaborado com instituições públicas e privadas no México e nos Es­tados Unidos. Coordena o NodoCultura, um coletivo multidisciplinar que ex­plora práticas comuns e dissidentes em museus. Faz parte do Museu Empathetic, uma iniciativa dedicada à construção de museus diversos, equitativos, acessíveis e inclusivos. Autora de textos sobre me­diação, teoria e exercício museológico em publicações acadêmicas e indepen­dentes, tutora de programas de treina­mento e de formação profissional e con­sultora em planejamento estratégico de áreas educacionais de museus e coleções. Historiadora de Arte (Universidade Ibe­ro-Americana) e Mestre em Museografia Interativa e Didática (Universidade de Barcelona).

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Zepeda Arias, N. (2020). Compartilhe a mesa. Design centrado nas pessoas para recursos educacionais em museus. DAT Journal, 5(2), 129–139. https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.198

Edição

Seção

Ensino do Design