Responsabilidade social e educação em design: autonomia frente à complexidade dos fenômenos humanos na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v5i2.191Palavras-chave:
Responsabilidade social, Educação, Design, Autonomia, ComplexidadeResumo
Este trabalho aborda a responsabilidade social em diálogo com a educação em design como um possível caminho para que o aluno desenvolva a autonomia necessária para resolver os problemas complexos que emergem da contemporaneidade. Examina-se habilidades necessárias ao designer que compreende sua ação e seu papel ativo como sujeito neste contexto, através de revisão bibliográfica. Salienta-se a habilidade de lidar com as incertezas e complexidade do mundo, observando a subjetividade implicada no processo de design, a dinamicidade dos sistemas abertos, o processo dialógico e polissêmico em processos colaborativos de design no contexto de inovação social, exercitando a empatia e afetividade. Compreende-se que a responsabilidade social, assumida por parte do aluno de design, traz consigo a transformação pessoal, abertura ao diferente e capacidade de escuta ativa em qualquer ambiente. A inevitabilidade da transdisciplinaridade na educação em design é uma constatação e o estímulo a estudantes ocuparem posições de decisão nos processos pedagógicos é visto como catalizador destes aprendizados.
Downloads
Referências
FINDELI, Alain. Rethinking Design Education for the 21st Century: Theoretical, Methodological, and Ethical Discussion. Design Issues, Londres, v. 17, n. 1, p. 5–17, 2001. Disponível em: http://www.mitpressjournals.org/doi/10.1162/07479360152103796. Acesso em: 2 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1162/07479360152103796
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar. Educar na Era Planetária. 3a. ed. São Paulo: Cortez Editores, 2003.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORIN, Edgar. O Método 2: A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, Edgar. O Método 6: Ética. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MANZINI, Ezio. Design Culture and Dialogic Design. Design Issues, Londres, v. 32, n. 1, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/DESI_a_00364. Acesso em: 2 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1162/DESI_a_00364
MANZINI, Ezio. Design schools as agents of (sustainable) change. In: 1ST INTERNATIONAL SYMPOSIUM FOR DESIGN EDUCATION RESEARCHERS 2011, Paris. Anais... Disponível em: http://sigeneration.ca/documents/Designschoolsasagentsofsustainablechange.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.
MANZINI, Ezio. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues, Londres, v. 30, n. 1, p. 57 – 66, 2014. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/DESI_a_00248?journalCode=desi. Acesso em: 2 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1162/DESI_a_00248
MOREIRA, Mafalda; MURPHY, Emma; MCARA-MCWILLIAM, Irene. The Emergence of an Amplified Mindset of Design: Implications for Postgraduate Design Education. International Journal of Art and Design Education, [s. l.], v. 35, n. 3, p. 356–368, 2016. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1111/jade.12118
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jade.12118. Acesso em: 2 jul. 2019.
OCKERSE, Thomas. Learn from the core, design from the core. Visible Language, Cincinnati, v. 46., n. 1/2, p. 80–93, 2012. Disponível em: https://www.questia.com/library/journal/1P3-2752821331/learn-from-the-core-design-from-the-core. Acesso em: 2 jul. 2019.
PAES, Larisa; ANASTASSAKIS, Zoy. Reflexões Sobre Processos Colaborativos De Design. In: BLUCHER DESIGN PROCEEDINGS 2016, São Paulo. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/reflexes-sobre-processos-colaborativos-de-design-24316. Acesso em: 2 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-ped2016-0080
PAPANEK, Victor. Design for the real world. New York: Bantam, 1973.