Instruções Pictóricas: Uma Abordagem Prática e Educativa envolvendo conceitos de UX e Design de informações

Autores

  • Madalena Ribeiro Grimaldi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dalila dos Santos Cerqueira Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i3.1084

Palavras-chave:

Instruções pictóricas, Design de informações, Experiência do usuário, Interface visual

Resumo

As instruções pictóricas desempenham um papel fundamental em di versas áreas, contribuindo para a compreensão de informações. Este artigo explora princípios fundamentais da metodologia centrada na experiência do usuário (UX) e do design de informações em uma proposta prática, apresentando três conjuntos de folhetos desenvolvidos em um projeto, envolvendo a Faculdade de Farmácia e a Escola de Belas Artes. Os folhetos instrucionais abordam temas de saúde pública, como a prevenção de arboviroses, o descarte correto de medicamentos e os cuidados com a exposição ao sol. A elaboração desses materiais considerou princípios de UX e design de informações, buscando uma comunicação clara, educativa e inclusiva. Os resultados indicam que a integração de design gráfico, princípios de usabilidade e testes com o público-alvo são essenciais para criar materiais informativos eficazes. Além disso, reforça-se a importância de considerar aspectos culturais, sociais e econômicos no processo de concepção, atendendo às necessidades funcionais e emocionais dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madalena Ribeiro Grimaldi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteta, com Pós-doutorado em Arte e Filosofia, no Transtechnology Research Group, Plymouth University, Inglaterra, Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Mestrado em Arquitetura. Professora Titular DE do Depto. de Técnicas de Representação Gráfica na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa CRIAR_Percepção Visual e Representação Projetiva. Membro do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD/EBA). Interesse pelos seguintes temas: Percepção Visual; Processos Criativos; Interseções entre arte e design; Pensamento visual-espacial em geometria e arte e Representação Projetiva.

Dalila dos Santos Cerqueira Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Artes Cênicas pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduação em Gravura pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ. Tem experiência na área de Artes Plásticas, com ênfase em Desenho e Gravura.

Referências

ARGAN, G. C. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BOMFIM, N. R., CORREIA, S. L. C. P. Interfaces: representações socioespaciais, geotecnologias e formação de professores [online]. Ilhéus, BA: Editus, 2018, pp. 147-159. DOI: https://doi.org/10.7476/9786586213102

DIAMOND, Sara. Converging at The Source: Art, Science + Technology. In: Media Arts Network of Ontario, 2012. (disponível em: https://mano-ramo.ca/wp-content/uploads/2012/06/Sara-Diamond-Keynote.pdf).

GOMBRICH, E. Os usos das imagens: estudos sobre a função da arte e da comunicação visual. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MAYER Richard E., Multimedia Learning. California: Santa Barbara Published, 2020.

MCCLOUD, Scott. Understanding Comics: The invisible art. New York: Kitchen Sink Press, 1993.

NORMAN, Donald. O design do dia a dia. Tradução Ana Deiró. Rio de Janeiro: Editor Anfiteatro, 2006.

TUFTE, Edward. The Visual Display of Quantitative Information, 2ª ed. Maryland: Ed. Graphics Pr, 2001.

Downloads

Publicado

2026-01-29

Como Citar

Grimaldi, M. R., & Pinto, D. dos S. C. (2026). Instruções Pictóricas: Uma Abordagem Prática e Educativa envolvendo conceitos de UX e Design de informações. DAT Journal, 10(3), 256–269. https://doi.org/10.29147/datjournal.v10i3.1084