Realidad aumentada en la práctica de ejercicios físicos

Autores/as

  • Luana Bittencourt Saraiva
  • Bruno Raphael de Carvalho Santos
  • Alef Vernon De Oliveira Santos
  • Eduardo Jorge Lira Antunes Da Silva
  • Lúcio Vasconcellos Dias
  • Claudete Barbosa Ruschival
  • Nelson Kuwahara

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.508

Palabras clave:

Realidad Aumentada, Actividades Físicas, Revisión de Literatura

Resumen

Ante la nueva pandemia de coronavirus, son importantes las iniciativas capaces de adaptarse al aislamiento social y las tecnologías de operación remota. Entre las tecnologías emergentes, la Realidad Aumentada (AR) permite la interacción entre el mundo real y virtual, ayudando incluso a las personas a tener una vida más saludable. El artículo investiga cómo se ha utilizado la RA para orientar a las personas en la realización de actividad física y se realiza mediante la prospección en bases de datos internacionales para visualizar el abordaje del tema. Los resultados mostraron dos grupos de aplicaciones en AR: gamificación, jugado por el juego Pokémon Go; y rehabilitación, con aplicaciones para la recuperación de personas con pérdida muscular. Predominan las publicaciones con origen en Estados Unidos y Reino Unido, según el buscador y la cadena definida para realizar la investigación de prospección en las colecciones de revistas. La información recopilada ayudará a definir funcionalidades que se pueden utilizar en aplicaciones de RA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Bittencourt Saraiva

Programadora Visual na Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Ascom/Ufam). Mestre no Programa da Pós-graduação em Design na Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM). Especialista em Design, Comunicação e Multimídia pela Faculdade Fucapi. Graduada em Design pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Bruno Raphael de Carvalho Santos

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas (PPGD-UFAM) com foco em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas. Formou- -se em design pela Faculdade Martha Falcão (FMF) com especialização em Design, Comunicação e Multimídia pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (FUCAPI) em 2014. Sua área de interesse atual é gestão de negócios, tecnologia, educação e design.

Alef Vernon De Oliveira Santos

Graduado em Design pela Universidade Federal do Amazonas, com foco em User Interface Design e User Experience Design, atuante como Product Designer em Plataformas Digitais e Ilustrador 2D. Mestrando do Programa de Pós- -Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas.

Eduardo Jorge Lira Antunes Da Silva

Licenciado em Computação pela UEA; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da UFAM; Especialista em Design Digital; Técnico em Computação Gráfica.

Lúcio Vasconcellos Dias

Designer de produto da Planta Projetos e Instalações de Móveis LTDA-ME. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Amazonas. Pós Graduando em Design de Interiores pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Graduado em Design pela Faculdade Martha Falcão.

Claudete Barbosa Ruschival

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) onde também fez mestrado em Engenharia de Produção (2004). Formou- se em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 1996. Especialista em Design de Embalagens bolsista do Posgrado Mercosul Design Program, uma cooperação italiana, espanhola e do Mercosul (2001) e em Publicidade e Marketing pela Universidade Federal do Amazonas (1998). Atua como professora associada do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design. Tem vasta experiência na área de Design Industrial, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produto e Gestão de Design.

Nelson Kuwahara

Professor Associado da UFAM. Coordenador do Laboratório TRANSPORTAR, Departamento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas. Doutorado em Engenharia de Transportes, PET - COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PPG-PROFNIT) da UFAM.

Citas

BOULOS, M. N. K. et al. From urban planning and emergency training to Pokémon Go: applications of virtual reality GIS (VRGIS) and augmented reality GIS (ARGIS) in perso¬nal, public and environmental health. International Journal of Health Geographics, 2017.

CALABUIG-MORENO, F., GONZÁLEZ-SERRANO, M. H., FOMBONA, J., & GARCÍA-TASCÓN, M. (2020). The emergence of technology in physical education: A general bibliometric analysis with a focus on virtual and augmented reality. Sustainability, 12(7), 1–23. ht¬tps://doi.org/10.3390/su12072728 DOI: https://doi.org/10.3390/su12072728

CHEN, P. J., PENN, I. W., WEI, S. H., CHUANG, L. R., & SUNG, W. H. (2020). Augmented reality¬-assisted training with selected Tai-Chi movements improves balance control and incre¬ases lower limb muscle strength in older adults: A prospective randomized trial. Journal of Exercise Science and Fitness, 18(3), 142–147. https://doi.org/10.1016/j.jesf.2020.05.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jesf.2020.05.003

DA GAMA, A. E. F. et al. MirrARbilitation: A clinically-related gesture recognition inte¬ractive tool for an AR rehabilitation system. Computer Methods and Programs in Biome¬dicine, v. 135, p. 105–114, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2016.07.014

ESCARAVAJAL-RODRÍGUEZ, J. C. Pokémon GO and its Influence on Spanish Facebook Users. Apunts. Educación Física y Deportes, Julho-Setembro 2018. 38-49. DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/3).133.03

HOSSAIN, M. S. et al. AR-based serious game framework for post-stroke rehabilitation. Multimedia Systems, v. 22, n. 6, p. 659–674, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s00530-015-0481-6

JEON, S., & KIM, J. (2020). Effects of augmented-reality-based exercise on muscle para¬meters, physical performance, and exercise self-efficacy for older adults. Internatio¬nal Journal of Environmental Research and Public Health, 17(9). https://doi.org/10.3390/ ijerph17093260 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17093260

JETTER, JÉRÔME, EIMECKE, J., & RESE, A. (2018). Augmented reality tools for industrial applications: What are potential key performance indicators and who benefits? Com¬puters in Human Behavior, 87(May), 18–33. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.054 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.04.054

KOGAN, L. et al. A pilot investigation of the physical and psychological benefits of playing Pokémon Go for dog owners. Computers in Human Behavior, n. 76, 2017. 431- 437. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.07.043

MA, B. D. et al. Pokémon GO and physical activity in Asia: multilevel study. Journal of Medical Internet Research, v. 20, n. 6, p. 1–12, 2018. DOI: https://doi.org/10.2196/jmir.9670

MARQUET, O.; ALBERICO, C.; HIPP, A. J. Pokémon Go and physical activity among college students. A study using Ecological Momentary Assessment. Computers in Human Beha¬vior, n. 81, 2018. 215-222. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.12.028

MILGRAM, P., & KISHINO, F. (1994). A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. 12, 1–15.

NG, Y.-L. et al. Effectiveness of virtual and augmented reality-enhanced exercise on physical activity, psychological outcomes, and physical performance: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Computers in Human Beha¬vior, 2019. 278–291. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.05.026

RUIZ-ARIZA, A. et al. Effect of augmented reality game Pokémon GO on cognitive per¬formance and emotional intelligence in adolescent young. Computers & Education, n. 116, 2018. 49-63. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2017.09.002

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence¬-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, 14, 2003. 207-222. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-8551.00375

WHO. WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. World Health Or¬ganization. Genebra. 2020.

WONG, F. Y. Influence of Pokémon Go on physical activity levels of university players: a cross sectional study. International Journal of Health Geographics, 16, n. 8, 2017. DOI: https://doi.org/10.1186/s12942-017-0080-1

ZHAO, M. Y.; ONG, S. K.; NEE, A. Y. C. An Augmented Reality-Assisted Therapeutic Health¬care Exercise System Based on Bare-Hand Interaction. International Journal of Human¬-Computer Interaction, v. 32, n. 9, p. 708–721, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/10447318.2016.1191263

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Saraiva, L. B., Santos, B. R. de C., Santos, A. V. D. O., Silva, E. J. L. A. D., Dias, L. V., Ruschival, C. B., & Kuwahara, N. (2021). Realidad aumentada en la práctica de ejercicios físicos. DAT Journal, 6(4), 338–355. https://doi.org/10.29147/datjournal.v6i4.508