Arte Social em Moana Nui, Aotearoa
DOI:
https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.95Palavras-chave:
Coletivos, Cooperação, Agonista, Moana Nui a Kiwa, talanoaResumo
Este artigo discute metodologias emergentes nas práticas artísticas performáticas Moana Nui a Kiwa (MNak) (Pasific1 Peoples) em Aotearo2 a, New Zealand (NZ). Explora maneiras nas quais a pesquisa artística orienta questões e resultados finais de investigação dentro do contexto de uma prática de doutorado. Os métodos de pesquisa de John Vea (Tonga / NZ) fazem referência ao trabalho de Timote Vaioleti sobre “talanoa” (1996) como uma noção MNak sobre o respeito em encontros com as pessoas. A prática de desempenho de Vea envolve grupos minoritários do MNak - explorando tropos de migração e subseqüente interação com a hegemonia – nas quais “cooperações” com grupos e pequenos grupos desafiam alguns modelos tradicionais de pesquisa de liderança e autoria. Essas abordagens indígenas encorajam uma leitura diferente de teóricos, como Chantel Mouffe e suas idéias de navegação no ativismo artístico e espaços agonísticos de cooperação compartilhada.
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