Design, Cultura e Visualidade
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.943Palavras-chave:
Design de comunicação, Design da informação, Visualização de dados, História do design, Memória gráfica brasileira, Arte, Mídias, Redes Sociais, Interfaces, Imagem em movimento, ArquivoResumo
Este artigo apresenta a linha de pesquisa Design, Cultura e Visualidade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPDESDI/UERJ). Esta linha de pesquisa reúne estudos que refletem sobre diferentes manifestações da visualidade e tecnologias da imagem, bem como as relações do design com a história e a cultura material; investiga as artes visuais e performáticas, tecnologias materiais e digitais, processos de imagem em movimento, processos gráficos, tipografia, visualização de dados, inteligência artificial, mídias e interfaces. Concentra- -se em investigações sobre expressões audiovisuais de pesquisa acadêmica, design, arte e mídia: discursos e práticas, arte, experiência estética, dados e tecnologia, história e memória gráfica. Busca estabelecer conexões entre essas manifestações, processos de comunicação e o seu impacto social. Aborda, ainda, investigações sobre a escrita, o arquivo, as relações entre texto e imagem e as dinâmicas dos meios comunicacionais contemporâneos.
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