Design, Cultura e Visualidade

Autores

  • Helena de Barros Ezequiel
  • Barbara Pires e Castro
  • Noni Geiger
  • Marcos André Franco Martins
  • Almir Mirabeau da Fonseca Neto
  • Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.943

Palavras-chave:

Design de comunicação, Design da informação, Visualização de dados, História do design, Memória gráfica brasileira, Arte, Mídias, Redes Sociais, Interfaces, Imagem em movimento, Arquivo

Resumo

Este artigo apresenta a linha de pesquisa Design, Cultura e Visualidade, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPDESDI/UERJ). Esta linha de pesquisa reúne estudos que refletem sobre diferentes manifestações da visualidade e tecnologias da imagem, bem como as relações do design com a história e a cultura material; investiga as artes visuais e performáticas, tecnologias materiais e digitais, processos de imagem em movimento, processos gráficos, tipografia, visualização de dados, inteligência artificial, mídias e interfaces. Concentra- -se em investigações sobre expressões audiovisuais de pesquisa acadêmica, design, arte e mídia: discursos e práticas, arte, experiência estética, dados e tecnologia, história e memória gráfica. Busca estabelecer conexões entre essas manifestações, processos de comunicação e o seu impacto social. Aborda, ainda, investigações sobre a escrita, o arquivo, as relações entre texto e imagem e as dinâmicas dos meios comunicacionais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena de Barros Ezequiel

Professora e pesquisadora na ESDI/UERJ. Doutora e mestre em Design pela mesma instituição (Prêmio Capes de Tese 2019 e 32º Prêmio Museu da Casa Brasileira). Pesquisadora do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional 2018-2019, integra o grupo de pesquisa Memoráveis, do CNPq. Designer, artista visual e colecionadora de impressos de época, pesquisa sobre linguagem visual, imagem, cor, técnicas gráficas, história do design, memória gráfica e impressos efêmeros, com ênfase na cromolitografia brasileira.

Barbara Pires e Castro

Professora da ESDI/UERJ e atua na união entre arte, design e tecnologia com ênfase no campo da visualização artística de dados e curadoria de exposições de arte computacional. Como fundadora do estúdio Ambos&&, já realizou projetos e consultorias para diversas instituições no Brasil como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Nacional UFRJ, Instituto Oi Futuro, SESILab, Petrobras, entre outros. Entre seus projetos se destacam a participação na curadoria das duas edições de Existência Numérica (2018 e 2024) e Data Corpus (2019). Na ESDI, coordena o MediaLab UERJ.

Noni Geiger

Designer, professora e pesquisadora em design. Graduada pela ESDI/UERJ; MS cum laude em Communication Design pelo Pratt Institute, NY; Doutora pela Escola de Comunicação da UFRJ; e Pós-doutora pelo Departamento de Film Studies, Tisch School, NYU. É professora da ESDI/ UERJ desde 1990, onde tem orientado trabalhos e pesquisas premiados nacional e internacionalmente. Tem vasta experiência profissional no campo do design de comunicação, compreendendo as áreas de identidade corporativa, editorial, expográfica e videográfica. Atualmente, seus principais interesses de pesquisa se voltam para a investigação das propriedades dos meios de comunicação, em termos de seus discursos e técnicas, e suas inserções no espaço social.

Marcos André Franco Martins

Designer de vídeo, gráfico e de interação. Mestre em Computer Art pela School of Visual Arts, NY; Doutor em comunicação pela UFRJ, pós-doutor pela Princeton University. Desde 2010, é professor e pesquisador na ESDI/UERJ. É coautor, com Zoy Anastassakis, do livro Everyday Acts of Design: Learning in a Time of Emergency (Bloomsbury, 2022). Tem trabalhado na criação de filmes curtos, videoclipes e vídeos para espetáculos teatrais exibidos na África do Sul, Holanda, Itália e Brasil. É professor visitante do Centre for Humanities Research da University of Western Cape, Cidade do Cabo.

Almir Mirabeau da Fonseca Neto

Doutor em Design pela ESDI/UERJ, atuou na indústria gráfica desde 1984 até 2015 com experiência profissional em consultoria em produção gráfica e direção de arte. Suas pesquisas focam em Memória Gráfica, História do Design, Design de Informação e Dataviz. Professor e pesquisador na ESDI/ UERJ, também leciona nas instituições FGV-Rio e IED-Rio. Coordena projetos de extensão e pesquisa, integrando o grupo de pesquisa Memoráveis, do CNPq, e preside a Sociedade Brasileira de Design da Informação, participando ativamente de conselhos e congressos na área. Atua como co-host do podcast Visual+Mente.

Lucy Carlinda da Rocha de Niemeyer

Designer diplomada pela ESDl/UERJ; Mestre em Educação pela UFF; Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- -SP; Pós-doutora pela PUC-RJ. Pós-doutora em Design pelo UNIDCOM/IADE, Lisboa. Integrou o corpo docente do Curso de Comunicação Visual Design da EBA/UFRJ. Professora e pesquisadora na ESDI/UERJ. Sua atividade de investigação se expressa em artigos e livros, todos eles com várias edições. Participa de cursos de especialização em Design e em áreas correlatas. Ministra palestras em diversos países, designadamente Portugal, México e Argentina. É membro de conselhos científicos de eventos e revistas científicas brasileiras e internacionais relacionados ao Design.

Referências

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. Em: Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003 [1958]. p. 15-45.

ALTER, Nora; CORRIGAN, Timothy. Essays on the Essay Film. New York: Columbia University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.7312/alte17266

CALVERA, Anna. Local, Regional, National, Global and Feedback: Several Issues to be Faced with Constructing Regional Narratives. Journal of Design History. Oxford University Press: Oxford, v. 18, n. 4. p. 317-383, mar. 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/jdh/epi054

CARD, S.; MACKINLAY, J.; SHNEIDERMAN, B. Readings in information visualization: using vision to think. São Francisco: Morgan Kaufmann, 1999. Disponível em: <https://archive.org/details/readingsininform0000card>. Acesso em: agosto de 2023.

CRUZ, Maria Teresa. Da nova sensibilidade artificial. Universidade de Lisboa, 2000. Disponível em: <http://bocc.unisinos.br/pag/cruz-teresa-sensibilidade-artificial.pdf>. Acesso em: abril de 2015.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

DILNOT, Clive. The state of Design History. Part I: Mapping the field. In: MARGOLIN, V. (Ed). Design Discourse: History, Theory, Criticism. Chicago: The University of Chicago Press, 1989.

DOSSE, François. História do tempo presente e historiografia. Tempo & Argumento. Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 5-22, jan/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180304012012005

DRUCKER, Johanna. Humanities Approaches to Graphical Display. Disponível em: <http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/5/1/000091/000091.html#d20872e220>. Acesso em: junho de 2018.

FARIAS, Priscila Lena; BRAGA, Marcos da Costa. Dez ensaios sobre memória gráfica. São Paulo: Blucher, 2018.

FREEMAN, Julie. Defining Data as an Art Material. 269 f. Tese (Doutorado) - Curso de School of Electronic Engineering And Computer Science, Queen Mary University Of London, Londres, 2017. Disponível em: <https://qmro.qmul.ac.uk/xmlui/handle/123456789/31793?show=-full>. Acesso em: 1 abr. 2019.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo (1927), Partes I e II. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.

KOSARA, R. Visualization criticism – the missing link between information visualization and art. In Proceedings of the 11th International Conference Information Visualization, IV‘07, pages 631-636, Washington, DC, USA, 2007. IEEE Computer Society. ISBN 0-7695-2900- DOI: https://doi.org/10.1109/IV.2007.130

doi: 10:1109/IV:2007:130. URL . Acesso em: 7 de junho de 2024 DOI: https://doi.org/10.1055/s-2007-968957

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

MACHADO, Arlindo. O Filme-ensaio. In: A Terra é redonda. <https://aterraeredonda.com.br/o-filme-ensaio/>. 2020. Acesso em: 31 de julho de 2024

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

MUNZNER, Tamara. Visualization Analysis and Design. Boca Raton: CRC Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1201/b17511

NICHOLS, Bill. Speaking Truths with Film: Evidence, Ethics, Politics in Documentary. University of California Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520964587

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2020.

RASCAROLI, Laura. How the Essay Film Thinks. New York: Oxford University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190238247.001.0001

RIBEIRO, Berta. Os estudos de cultura material: propósitos e métodos. Revista do Museu Paulista, Nova Série, v. XXX, p. 13-41. São Paulo: Museu Paulista, 1985.

TWYMAN, Michael. The Long-Term Significance of Printed Ephemera. In RBM: A Journal of Rare Books, Manuscripts, and Cultural Heritage, 2008. DOI: https://doi.org/10.5860/rbm.9.1.294

WHITEHOUSE, Denise. The State of Design History as a Discipline. In: Clark & Brody. Design

Studies: A Reader. Oxford and New York: Berg, 2009. p. 54-63.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Ezequiel, H. de B., Pires e Castro, B., Geiger, N., Martins, M. A. F., da Fonseca Neto, A. M., & de Niemeyer, L. C. da R. (2024). Design, Cultura e Visualidade. DAT Journal, 9(4), 301–314. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.943

Edição

Seção

DOSSIÊ PPDESDI: Design, Tecnologia e Sociedade (UERJ)