Design, Gestão e Inovação
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.936Palavras-chave:
Gestão da Inovação, Design de Serviços, Sustentabilidade, Inteligência ArtificialResumo
O presente artigo aborda as bases históricas do desenho industrial, explorando o desenvolvimento do design desde a divisão do trabalho nas fábricas até sua consolidação como disciplina científica que definiu áreas tradicionais do design, como o design de produto e de serviços. Destaque é dado à importância da sustentabilidade no design e à ênfase da abordagem holística do design que, ao considerar o ciclo de vida dos produtos e serviços, traz a gestão da inovação e empreendedorismo como meio de conduzir o design nas instituições. O diálogo entre design e gestão é sistematizado a partir da proposta metodológica denominada design science, que busca articular teoria e prática, visando a soluções aplicáveis no mundo real. Finalmente, o texto aborda a importância estratégica do design, ao alinhar a visão projetual aos objetivos de longo prazo das instituições, integrando as dimensões operacional, tática e estratégica, bem como o impacto da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no design contemporâneo, ressaltando como essas tecnologias estão transformando o processo criativo.
Downloads
Referências
ASEFI, Sedigheh; RESENDE, David; AMORIM, Marlene. Modeling a successful innovation ecosystem toward a sustainable community: The I-Reef (a review study). Energy Reports, 6, 593-598, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.egyr.2019.09.031
ASP, Alessandra. Gestão do design: desenvolvimento de competências do Designer-gestor. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós--Graduação em Design, 255p. 2019
AGKATHIDIS, Asterios. Generative Design: Form-finding Techniques in Architecture. Ed. Laurence King Publishing, 2016
BEST, Kathryn. Design Management: Managing Design Strategy, Process and Implementation. Bloomsbury visual arts, 2015 DOI: https://doi.org/10.5040/9781474223522
BOHNACKER, Hartmut; GROSS, Benedikt; LAUB, Julia, LAZZERONI, Claudius. Generative Design: Visualize, Program, and Create with Processing. Ed. Princeton Architectural Press, 2012
BROWN, Tim. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Elsevier Editora, 2010.
BUNGE, M. Scientific Research II: The Search for Truth. Berlin: Springer Verlag. 1967 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-48138-3
COOPER, Rachel.; JUNGINGER, Sabine. The evolution of design management. Design Management Journal, v. 4, n. 1, p. 4-6, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1942-5074.2009.00002.x
DREYFUSS, Henry. Designing for People. Ed. Simon and Schuster, 1955
DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira. 1986
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Towards the Circular Economy: economic and Business Rationale for an Accelerated Transition. 2012. Disponível em: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/assets/downloads/publications/Ellen-MacArthur-Foundation-
Towards-the-Circular-Economy-vol.1.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.1515/9783111201443-001
EISENHARDT, Kathleen. Building Theories From Case Study Research. Academy of Management, v.14, n.4, p.532-550. 1989. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1989.4308385
ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORFF, Loett. (1995). The Triple Helix---University-Industry--Government Relations: A Laboratory for Knowledge-Based Economic Development. EASST Review 14, 14-19.
FAGERBERG, Jan. Innovation - A Guide to the Literature. In: (Ed.). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford, NY: Oxford University Press. Innovation - A Guide to the Literature, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199286805.003.0001
FARR, Michael. Design Management. Ed. Hodder & Stoughton, 1966
FREIRE, Karine. Design de serviços, comunicação e inovação social: um estudo sobre serviços de atenção primária à saúde. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2011.
GALLOUJ, Faïz., WEINSTEIN, Olivier. Innovation in services. Research Policy , v. 26, p.537- 66, 1997 DOI: https://doi.org/10.1016/S0048-7333(97)00030-9
GARRET, Jesse. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Ed. New Riders, 2002.
GORB, Peter. Design Management: papers from the London Business School. Nova York: Van Nostrand Reinhold, 1990.
LAZONICK, William. The Innovative Firm. In: (Ed.). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford, NY: Oxford University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780199286805.003.0002
LIBÂNIO, Claudia. Aspectos da gestão de design abordados em dissertações e teses no Brasil: uma revisão sistemática. Produção Online - Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. V.11, n2, 2011. DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.878
LIMA, Angélica; PASQUINI, Tatiana; ALMEIDA, Marisa; PAGANI, Regina; RESENDE, David. Innovation reefs (I-Reef): a comparison with the main ecosystems. In the 2023 International Association for Management of Technology, IAMOT 2023 (pp. 1074-1081), 2023.
LÖBACH, Bernd. Theodor W. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. Editora Edgard Blücher Ltda. 1981.
MALDONADO, Tomás. Design Industrial. Edições 70; 1ª edição, 1995
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2008.
MARTIN, Roger. Design de negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MIETTINEN, Satu; KOIVISTO, Mikko. Designing Services with Innovative Methods. Helsinki: University of Art and Design, 2009. 272 p.
MINEIRO, Erico. Integração de gestão do desenvolvimento de produtos e gestão do design em empresas nascentes de base tecnológica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 164p. 2011
MOORE, James. Predators and prey: a new ecology of competition. Harvard Business Review, v. 71, n. 3, p. 75-83, 1993.
MOORE, James. The death of competition: leadership and strategy in the age of business ecosystems. Harper Business, 1996.
MOREIRA, Bruna Ruschel. Gestão do design na prática: framework para implementação em empresas. Tese (Doutorado em Design). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MORITZ, Stefan. Service Design: pratical acess to an evolving field. Köln International School of Design, University of Applied Sciences Cologne, 2005. 125 p.
MOZOTA, Brigitte; KLOPSCH, Cássia; COSTA, Felipe. Gestão do design: Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
NORMAN, Donald. The design of everyday things. Ed. Basic books, 1988
PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. New York: Pantheon Book, 1971.
PAZMINO, Ana. V. Uma reflexão sobre design social, eco design e design sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1. Curitiba, setembro de 2007.
PFANNSTIEL, Mario; RASCHE, Christoph. (Orgs). Service Design and Service Thinking in Healthcare and Hospital Management, Springer, Cham, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-00749-2
PORTER, Michael; MONTGOMERY, C. Estratégia. A Busca Da Vantagem Competitiva. Ed Elsevier, 1998
ROMME, Georges e ENDENBURG, Gerard. Constructing Principles and Design Rules in the Case of Circular Design. Organization Science, v.17, n.2, April, p.pp.287-297. 2006. DOI: https://doi.org/10.1287/orsc.1050.0169
SARASVATHY, Sara. Causation and effectuation: toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of Management Review, Virginía, v. 26, n. 2, p. 243 - 263, 2001. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2001.4378020
SCHUMPETER, Joseph. The Theory of Economic Development: An Inquiry Into Profits, Capital, Credit, Interest, and the Business Cycle. Transaction Publishers, 1934
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SHANE, Scott.; Venkataraman, S. The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, v. 25, n. 1, p. 217–226, 2000 DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2000.2791611
SIMON, Herbert. The Sciences of the Artificial. 3. ed. MIT Press, 1996.
STAPLES, Loretta. Design Management. In: Erlhoff M., Marshall T. (eds) Design Dictionary. Board of International Research in Design. Basel: Birkhäuser, 2008
TEECE, David; PISANO, Gary. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v.18, n.7, p.509-533. 1997. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(199708)18:7<509::AID-SMJ882>3.0.CO;2-Z
TIDD, Joe; BESSANT, John, PAVITT, Keith. Managing Innovation - Integrating Technological, Market and Organizational Change. San Francisco: Wiley, 2005
ULRICH, Karl, EPPINGER, Steven. Product Design and Development. Ed. McGraw-Hill Inc., 1994
VAN AKEN, Joan. Management Research Based on the Paradigm of the Design Sciences: The Quest for Field-Tested and Grounded Technological Rules. Journal of Management Studies v.41, n.2, March, 2004. 2004. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.2004.00430.x
VAN AKEN, Joan. Management Research as a Design Science: Articulating the Research Products of Mode 2 Knowledge Production in Management. British Journal of Management, v.16, p.19-36. 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8551.2005.00437.x
VAN HEMEL, Carolien. Ecodesign empirically explored: design for environment in Dutch small and medium-sized enterprises. Amsterdã: Boekhandel MilieuBoek, 1998
VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Evolving to a New Dominant Logic. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1-17, 2004. DOI: https://doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036
VIANNA, M; VIANNA, Y; ADLER, I.; LUCENA, B.; RUSSO, B. Design Thinking: Inovação em negócios. Ed: MJV Press; 1ª edição, 2012
WOLF, Brigite. O Design Management como fator de sucesso comercial. Florianópolis: IEL; ABIPTI; Programa Catarinense de Design; SEBRAE, 1998
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.