Design, Política e Subjetivação

Autores

  • Ricardo Artur Pereira Carvalho ESDI/UERJ. Laboratório de Pesquisa Design e Educação. Arcos Design. Rede Design e Opressão. PUC-Rio. https://orcid.org/0000-0002-3949-2597
  • Barbara Necyk ESDI/UERJ. Laboratório de Pesquisa Design e Educação. grupo de pesquisa Tecnicidades e Sensibilidades. Revista Arcos Design. https://orcid.org/0000-0002-7352-9170
  • Bianca Martins ESDI/UERJ. Laboratório de Pesquisa Design e Educação. Núcleo Design & Escola. PUC-Rio. EBA/UFRJ. https://orcid.org/0000-0001-7550-2775
  • Guilherme Altmayer Universidade do Estado do Rio de Janeiro. PUC-Rio. Red Conceptualismos del Sur.

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.929

Palavras-chave:

design, política, subjetivação, educação

Resumo

Este artigo apresenta a linha de pesquisa Design, Política e Subjetivação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPDESDI/UERJ). Primeiramente são apresentados o contexto e o processo de formação dessa linha de pesquisa. Em seguida, os fundamentos que caracterizam e orientam a linha. Por fim, apresentam-se as vertentes de investigação da linha, a saber: Design em práticas educativas; Design, corpo e tecnopolítica; Design, tecnicidades e sensibilidades; Design e opressão.

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Biografia do Autor

Ricardo Artur Pereira Carvalho, ESDI/UERJ. Laboratório de Pesquisa Design e Educação. Arcos Design. Rede Design e Opressão. PUC-Rio.

Professor e pesquisador da ESDI/UERJ, coordena o Laboratório de Pesquisa Design e Educação (DesEduca Lab), editor-chefe da revista Arcos Design, complicador da Rede Design e Opressão. Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Design. Mestre e doutor em design pela PUC-Rio, pesquisa as práticas pedagógicas, as linguagens e discursos, os espaços de sala de aula, as novas tecnologias e as interações sociais e tecnológicas nos contextos de formação de designers. Tem se dedicado também aos estudos das relações entre design e opressão a partir da perspectiva crítica freiriana e de autores afins.

Barbara Necyk, ESDI/UERJ. Laboratório de Pesquisa Design e Educação. grupo de pesquisa Tecnicidades e Sensibilidades. Revista Arcos Design.

Pesquisadora e professora na ESDI/UERJ, coordenadora do Laboratório de Pesquisa Design e Educação (DesEduca Lab) e do grupo de pesquisa Tecnicidades e Sensibilidades. Coordena o projeto de extensão Revista Arcos Design, assim como atua como editora-chefe do mesmo periódico. Mestre e doutora em design pela PUC-Rio, pós-graduada em propagan-da e marketing pela ESPM Rio e em tecnologias internet pela Coppe-UFRJ/IBP. Sua área de interesse se concentra na investigação de dimensões subjetivas de uso, vivência e percepção de tecnologias segundo cosmologias contemporâneas.

Bianca Martins, ESDI/UERJ. Laboratório de Pesquisa Design e Educação. Núcleo Design & Escola. PUC-Rio. EBA/UFRJ.

Professora e pesquisadora na ESDI/UERJ, coordena o Laboratório de Pesquisa Design e Educação (DesEduca Lab), focado no uso do design como ferramenta transformadora em práticas educativas. Coordena o Núcleo Design & Escola, que desenvolve práticas de aprendizagem projetual e tecnológica na Educação Básica. Doutora e mestre em design pela PUC-Rio, possui especialização em Ensino de Artes Visuais pela Universidade de Sevilha e é bacharel em design pela EBA/ UFRJ. Suas pesquisas envolvem o uso do design na formação de professores e em espaços formais e informais de aprendizagem.

Guilherme Altmayer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. PUC-Rio. Red Conceptualismos del Sur.

Pesquisador, curador e professor adjunto da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ESDI/UERJ. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Nude: núcleo de Design, corpo e tecnopolítica. Mestre e doutor em design pela PUC-Rio. Pós-graduado em sociopsicologia pela FESP-SP e em marketing pela ESPM. Membro da Red Conceptualismos del Sur. Ganhador do prêmio CTCH de tese PUC-Rio.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Carvalho, R. A. P., Necyk, B., Martins, B., & Altmayer, G. (2024). Design, Política e Subjetivação. DAT Journal, 9(4), 264–281. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.929

Edição

Seção

DOSSIÊ PPDESDI: Design, Tecnologia e Sociedade (UERJ)