Games for change orientados a expressão de valores humanos e sociais: uma proposta para estudantes de graduação em Design

Autores

  • Delmar Galisi Domingues Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.904

Palavras-chave:

Games for change, jogos para mudanças, valores em jogos, designer consciencioso, design de games

Resumo

Os primeiros videogames comerciais surgiram no final da década de 1970 como simples meios de entretenimento, constituídos por regras elementares e foco na jogabilidade. Nos anos seguintes, tornaram-se também poderosos veículos de transmissão de mensagens significativas. Como em qualquer forma de comunicação, as mensagens presentes nos jogos podem disseminar valores éticos, humanos e sociais. Por outro lado, os denominados games for change correspondem a uma categoria de jogo que propõe uma mudança de comportamento no jogador por meio da sua mensagem, portanto proporcionam naturalmente a expressão de valores. O que se coloca em questão é se cursos de Design voltados ao desenvolvimento de jogos trabalham esta abordagem nos seus currículos. Assim, este trabalho objetiva avaliar a aplicação de um projeto na graduação que ofereça a oportunidade de estudantes refletirem sobre os valores que estão tratando ao desenvolver um game for change. A presente pesquisa expõe resultados que reforçam a importância desta proposta, pois ela proporciona ao estudante e futuro designer compreender ativamente o potencial dos jogos enquanto meios persuasivos.

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Biografia do Autor

Delmar Galisi Domingues, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Design pela PUC-Rio. Graduado e Mestre em Comunicação Social pela ECA-USP. É professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Foi coordenador da Grande Área de Design da mesma universidade entre 2021 e 2023. De 2003 a 2021 foi coordenador do curso de Design de Games, também na UAM, o primeiro da modalidade no Brasil. Tem ampla experiência como profissional de design, atuando principalmente no segmento de jogos digitais, mídias digitais e audiovisual.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Domingues, D. G. (2024). Games for change orientados a expressão de valores humanos e sociais: uma proposta para estudantes de graduação em Design. DAT Journal, 9(4), 4–28. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.904