A indução visual da música por meio da projeção mapeada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.893

Palavras-chave:

Projeção Mapeada, Vídeo mapping, Visual-Jockey, Cultura VJ

Resumo

Neste artigo, apresentamos considerações sobre a técnica de projetar imagens sobre suportes não-planos denominada projeção mapeada. Embora iniciada pioneiramente em 1969, só recentemente essa técnica adquiriu contornos artísticos mais bem definidos; assim ressignificando espaços e formas de interações com outras linguagens artísticas. Em vista disso, propomos o seguinte questionamento: como a técnica de projeção mapeada tem sido abordada na literatura acadêmica no Brasil? A partir dessa questão, o artigo foi estruturado em três momentos: levantamento bibliográfico, síntese do material bibliográfico levantado e análise de uma obra que se utiliza da técnica de projeção mapeada. Essa análise teve o intuito de compreender a relação entre imagem e som.

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Biografia do Autor

Giovani Fantinati, universidade de Brasília

Violonista, produtor e professor. Possui graduação no curso de Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília. Como VJ realiza projeções mapeadas (video mappings) em shows, feiras e outras atividades culturais no DF.

Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de Brasília

Compositor, percussionista e professor associado da Universidade de Brasília. Possui pós-doutoradado pela Universidad de Granada (Bolsa Fundación Carolina) e pela University of California, Riverside (Bolsa Capes. Coordenador do Media- Lab/UnB e autor dos livros Análise Musical Como Princípio Composicional e Estruturações Harmônicas Pós-tonais. Possui Bolsa Produtividade PQ2 pelo CNPq.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Fantinati, G. V., & Corrêa, A. F. (2024). A indução visual da música por meio da projeção mapeada. DAT Journal, 9(4), 29–45. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.893