Identidade, Poder e Propriedade: uma análise de fachadas patrocinadas por meio da semiótica da cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.838

Palavras-chave:

Decolonialismo, Semiótica da Cultura, Modernidade, Design, Comunicação Visual

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo empreender uma análise sobre fachadas patrocinadas no eixo Goiânia-Alexânia por meio da semiótica da cultura em um viés decolonial, do grupo modernidade/colonialidade. A partir do princípio de que estas fachadas estão inseridas na construção visual da cultura pelo design. Para tanto utilizou-se a semiótica da cultura como método de análise e elemento de ligação entre cultura, colonialismo e modernidade. Os resultados encontrados demonstram uma visão eurocentrista baseada nas relações de poder entre patrocinadora e patrocinado, refletida em grande parte das fachadas encontradas nas cidades pesquisadas.

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Biografia do Autor

Mateus Francisco Feitosa, Universidade de Brasília

Mestre em Design pela Universidade de Brasília. Especialista em processos e produtos criativos pela Universidade Federal de Goiás. Professor permanente do curso de Design Gráfico da Faculdade Senac Goiás.

Ana Carolina Kalume Maranhão, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC-UnB), onde atualmente cursa pós- -doutoramento. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Design da UnB.

Pedro Davi Russi Duarte

Doutor e Mestre em Comunicação pela UNISINOS- Brasil. Pós-doutor em Filosofía pela Universidad de Navarra-España, no Grupo de Estudos Peirceanos (GEP). Docente e Pesquisador da Universidad de la República Uruguay (UdelaR/Cenur- LN) no Departamento de Ciências Sociais.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Feitosa, M. F., Maranhão, A. C. K., & Duarte, P. D. R. (2024). Identidade, Poder e Propriedade: uma análise de fachadas patrocinadas por meio da semiótica da cultura. DAT Journal, 9(4), 201–219. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.838