Design Arte e cultura Maker: a reinterpretação do ofício cerâmico sob a ótica do designer Olivier van Herpt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.828

Palavras-chave:

Design autoral, Cultura Maker , Olivier van Herpt , Tecnologia digital

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da interseção entre a tecnologia digital da impressão 3D e o design cerâmico por meio da contextualização de uma produção autoral contemporânea. Nesta abordagem, destaca-se a atual diluição de fronteiras entre arte e design que é norteada por parâmetros da cultura Maker que possibilita a autonomia de execução aliada à capacidade criativa. A pesquisa qualitativa traz fundamentação teórica - levantamento bibliográfico - combinada a um estudo de caso de uma obra híbrida, em que paradigmas do design pós-industrial são explorados tanto em termos produtivos quanto estéticos. A referência apresentada é o trabalho do designer Olivier van Herpt que inova a partir do tradicional ofício cerâmico.

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Biografia do Autor

Fernanda Dolabella, UEMG

Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre em Design pela UEMG (2022). Possui graduação em Design de Produto pela UEMG (2020) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/ 2004). Desde 2021 é líder da equipe de Experiência do Usuário da PUC Minas Virtual.

Adriana Dornas

Doutora e Mestre em Design (UEMG- Universidade do Estado de Minas Gerais). Professora do curso de Design da FEA – Faculdade de Engenharia e Arquitetura na Universidade FUMEC e professora convidada no curso de doutorado em Desing da Universidade de Palermo – UP, Buenos Aires. Curadora de Design Contemporâneo no MuC – Museu da Cadeira Brasileira.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Dolabella, F., & Dornas, A. (2024). Design Arte e cultura Maker: a reinterpretação do ofício cerâmico sob a ótica do designer Olivier van Herpt. DAT Journal, 9(4), 100–114. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.828