Design e natureza amazônica: Um estudo ilustrativo sobre frutas comerciais da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i4.826Palavras-chave:
Design, Amazônia, Frutas, Ilustração, ÍconesResumo
O estudo tem como principal objetivo valorar frutas comerciais amazônicas por meio do Design. A pesquisa possui caráter exploratório, além do enfoque qualiquantativo. A partir dos métodos de revisão bibliográfica e questionário, foram obtidos dados sobre as frutas e o conhecimento da população em geral sobre esses alimentos; para a produção das ilustrações utilizou-se da metodologia de Péon (2003) de forma adaptada empregando suas três etapas: problematização, concepção, especificação. Ao longo da pesquisa observou-se que esses alimentos são desconhecidos pela população como também em trabalhos acadêmicos nacionais, além de pouco utilizados na base alimentar das pessoas das cidades. De acordo com os resultados obtidos, é factível dizer que existe um grande potencial de aplicações comerciais, nutritivas e visuais das frutas estudadas. Dessa forma, foram elaboradas ilustrações, ícones e padrões visuais para utilização em inúmeros projetos futuros ajudando a apresentar esses alimentos à comunidade acadêmica e à população.
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