Gambiarra: panorama conceitual e breve articulação com o campo projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.810

Palavras-chave:

Gambiarra, Improviso, Objetos

Resumo

Para a compreensão do conceito é imprescindível revisões bibliográficas e abordagem de breve contexto, delimitando em algumas manifestações a partir da revolução industrial no século XVIII e associações com a lógica capital do Design, as primeiras aparições da palavra gambiarra no Jornal da Província do Estado, popularmente conhecido como Estadão, uma maneira inicial de disseminação popular. Breve entendimento da gambiarra em outras línguas como latim, inglês e português de Portugal e relação com improviso, jeitinho brasileiro, com o objetivo de entendimento sobre a gambiarra no Brasil sob perspectivas teóricas, através da metodologia descritiva, finalizando com a subversão da gambiarra contra a lógica capital no Design.

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Biografia do Autor

Ramony Donizete Bespalec

é Mestranda em Design com bolsa CAPES (2022), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade São Judas e em Gestão de Projetos de Arquitetura pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (2020) pela Universidade Anhembi Morumbi com a dissertação em: Projeto de rede hoteleira e o sistema estrutural flutuante; com auxílio de bolsa integral PROUNI (2016-2020). Experiência em escritórios de arquitetura e design de interiores com projetos residenciais, comerciais e escolares além de projetos bancários da rede Itaú. Atualmente é Professora de Arquitetura e Urbanismo nos Cursos Técnicos de Design de Interiores na Instituição Senac.

Mirtes Marins de Oliveira

é Docente do Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi-Morumbi (2012). Pós-Doutorado em Educação (DE-USP). Possui graduação em Educação em Educação Artistica-Artes Plás-ticas pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC--SP (2002). Trabalhou no Setor Educativo do MAC--USP e coordenou a Oficina das Artes da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia, atuan-do nos seguintes temas: artes visuais, foografia, ação artística, educação e artes. Coordenou o Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Bespalec, R. D., & Oliveira, M. M. de. (2024). Gambiarra: panorama conceitual e breve articulação com o campo projetual. DAT Journal, 9(1), 116–127. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.810