Antropologias Visuais Da Moda: Um Pesponto Metodológico
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i2.790Palavras-chave:
Moda, Antropologia Visual, Estudos Epistêmicos, Interdisciplinaridade, Metodologia de PesquisaResumo
Esta pesquisa propõe uma análise epistêmica dos estudos realizados nos últimos cinco anos sobre o campo da Moda sob a perspectiva antropológica. Esta investigação se justifica na medida em que Moda como área do conhecimento vem se desenvolvendo nos últimos anos como um campo interdisciplinar, portanto, várias outras ciências podem contribuir em suas análises. Os objetivos deste estudo são desenvolver uma base metodológica para a análise da Moda sob a perspectiva da antropologia visual. Por isso, se propôs: (a) comparar termos e diferenciações em fontes de pesquisa epistemológica; (b) entender métodos e conceitos comuns em pesquisas antropológicas de Moda, destacando autores e estudos influentes, (c) analisar escolhas metodológicas e teóricas em pesquisas que utilizam antropologia visual e (d) ampliar o campo da Moda com interpretações alternativas sobre cultura, identidades e sistemas. A metodologia utilizada foi dividida em duas fases: a primeira busca identificar estudos sobre Moda sob a perspectiva da Antropologia Visual, utilizando indexadores brasileiros de pesquisas, como Google Scholar, Portal de Periódicos Capes e Banco de Teses e Dissertações Capes, para o período de 2018 a 2022. A segunda consiste na busca específica em revistas especializadas em Antropologia Visual para o mesmo período. A análise dos estudos selecionados permitiu identificar métodos e conceitos recorrentes, estabelecer relações entre diferentes abordagens e proporcionar um enriquecimento do entendimento do campo da Moda sob a perspectiva antropológica. As abordagens epistemológica e teórica proporcionaram uma compreensão mais profunda dessa área de conhecimento e vem a agregar aos estudos metodológicos da antropologia aplicada ao campo da Moda. Como resultado, foi possível compreender que o uso da antropologia visual poderia fornecer vivência e subsídios ao pesquisador, de modo a criar um “pesponto metodológico” para ler fenômenos culturais da Moda, como um modo de compreensão coerente com os avanços que a área vem apresentando até então.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BARTHES, Roland. Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 262.
BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Ed. Nacional: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: Textos Escolhidos, Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1975.
BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. Rua de mão única. Obras Escolhidas, v. 2, p. 227-235, 1987.
BENJAMIN, Walter. O colecionador. Passagens. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo-IMESP, p. 237-246, 2006.
BETTA, Edinéia Pereira da Silva. A institucionalização da indumentária gaúcha: imagens que (re)vestem o tradicionalista gaúcho (1947 - 1989). Tese de Doutorado em História – PUC/SP, 2018.
BOURDIEU, Pierre; DELSAULT, Yvette. Le couturier et sa griffe: contribution à une théorie de la magie. Actes de la recherche en sciences sociales - Hiérarchie sociale des objets, v. 1, n.1, p.7-36, janvier 1975. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1975.2447
BOURDIEU, Pierre. La Disctinction. Critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.
BOURDIEU, Pierre. A Ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas,1996, p. 183-191
BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para a economia dos bens simbólicos. 3. Ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008.
BRAGANÇA, Flavio Oscar Nunes. O valor da réplica: a reprodutibilidade de trajes musealizados com base em projeto de investigação da coleção de indumentária do Museu Casa da Hera. 2021. 312 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
BRITO, Thaís Fernanda Salves de. Narrativas e Tecidos Bordados. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 8, No 1 | -1, 47-58. DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.1949
CAMPOS, A. Q. Por entre redes e tramas: a indumentária de pescadores e maricultores da Freguesia de Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis-SC). dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 77–87, 2015. DOI: 10.26563/dobras.v8i18.105. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/105. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v8i18.105
CAMPOS, R. S.. Um mergulho nas imagens do corpo e dos maiôs na natação olímpica feminina brasileira (1932-2016). Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Universidade Federal de Goiás, 2019.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2006.
DANTAS, E. Seria a costura uma grafia da antropologia?. Iluminuras, Porto Alegre, v. 24, n. 64, 2023. DOI: 10.22456/1984-1191.132413. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/132413. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.132413
DIDI-HUBERMAN, George. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 11.
ECKERT, C.; CARVALHO DA ROCHA, A. L. Antropologia da Imagem no Brasil: Experiências fundacionais para a construção de uma comunidade interpretativa. Iluminuras, Porto Alegre, v. 17, n. 41, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/64571. Acesso em: 30 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.64571
Flüegel, J. C. A psicologia das roupas. São Paulo: Mestre Jou. 1966.
GABINIO, A. de O.; VIEIRA, G. L. S. de A. Christian Dior está morto? Proa: Revista de Antropologia e Arte, 13, 1-33, 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v13i00.17905
GELL, Alfred. The technology of enchantment and the enchantment of technology. In: Anthropology, art, and aesthetics. Oxford: Clarendon Press, 1992. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198277330.003.0003
GELL, Alfred. Art and Agency: An Anthropological Theory. Oxford: Clarendon Press, 1998. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198280132.001.0001
GEERTZ, Clifford. A arte como sistema cultural. In: O saber local. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GIDDENS, Anthony. Modernity and Self Identity. Oxford: Polity, 1991.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro, 2007.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 28, n. 55, p. 211-228, janeiro-junho 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21862015000100012
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como categoria de pensamento. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 25-33.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os museus e a cidade. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. (Org.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A editora Ltda, 2003.
HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 24, p. 68-75, 1996.
KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, dezembro 2008. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.7964
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. In: ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan.-jun. 2006.
KNAUSS, Paulo. Patrimônio cultural e desenvolvimento científico no Brasil. Parcerias Estratégicas, v. 15, p. 349-356, Brasília, 2010.
KOFES, S. Linha e escrita, desenhos?. Iluminuras, Porto Alegre, v. 24, n. 64, 2023. DOI: 10.22456/1984-1191.132384. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/132384. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.132384
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e função da troca nas sociedades arcaicas. Sociologia e antropologia. São Paulo, SP: Cosac & Naify, 2003.
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: MAUSS, Marcel; LEVI-STRAUSS, Claude. Sociologia e antropologia. São Paulo: EPU/Edusp, 1974.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. In: Anais do Museu Paulista, v.2, p. 9-42, jan. 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141994000100002
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, n.º 45, p. 11-36, jul. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002
MENESES, Ulpiano Bezerra de. O objeto material como documento. Aula ministrada no curso “Patrimônio cultural: políticas e perspectivas”, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - CONDEPHAAT, São Paulo, 1980.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Rumo a uma “História Visual”. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S. C. (orgs.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, p. 33-56, 2005.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, n. 115, 2º sem., 1983. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i115p103-117
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: Documentos Pessoais no Espaço Público. Estudos históricos, v. 21, p. 89-103, 1998a.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Memória e Cultura material: documentos pessoais no espaço público. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-103, 1998b.
MIZRAHI, Mylene. O Funk, a Roupa e o Corpo: Caminhos para uma Abordagem Antropológica da Moda, Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 8, No 1 | -1, 105-121. DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.2079
MILLER, Daniel. Introduction. In: Materiality, p. 1-50. Durham and London: Duke University Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822386711-001
MILLER, D. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre cultura material. São Paulo: Zahar, 2013.
MILLER, Daniel. Material culture and mass consumption. Oxford: Blackwell, 1987.
MOLINA, A. M. R. Fotografia-chave para compreensão possível do hijab. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. e185807, 2022. DOI: 10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/185807. Acesso em: 29 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185807
OLIVEIRA, A. C. A. R. Gênero, Mulher e Indumentária no Museu: A Coleção Sophia Jobim do Museu Histórico Nacional. Tese de Doutorado em Museologia e Patrimônio, Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS, UNIRIO / MAST - RJ. Fevereiro de 2018.
OLIVEN, R. G.; PASTEUR DE FARIA, L. S.; DAMO, A. S.. Da arte de imitar. Horizontes Antropológicos, 26(56), 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832020000100002
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. A gestão das coleções têxteis nos museus brasileiros: desafios e perspectivas.Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro. Porto: Editora da Universidade Católica do Porto, 2011. v. 1. p. 52-62.
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Conservação de Têxteis Históricos: uma bibliografia introdutória. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2, p. 301-319, 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47141994000100016
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. De Plenderleith a Al Gore: O ideário vigente na conservação de bens culturais móveis no século XXI. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 16, n.2, p. 241-264, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142008000200008
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Inventando moda e costurando história: pensando a conservação de têxteis no museu paulista/USP. 1988. Dissertação (Mestrado) – escola de comunicações e artes, universidade de São Paulo, 1998.
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Tecidos no museu: argumentos para uma história das práticas curatoriais no Brasil. Anais do Museu Paulista, v. 14, p. 253-298, 2006a. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142006000200008
PAULA, Teresa Cristina Toledo de. Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2006b.
SILVA, C. M.; FARIAS, L. P. T.; BATISTA, T. C.. Guardiãs da memória de álbuns familiares. Iluminuras, 24(64), 74-111, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.130195
SILVANO, Filomena; MEZABARBA, Solange R. Encontros entre Moda e Antropologia: Inícios, Debates e Perspectivas. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 8, No 1 -1, 15-27. DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.1869
SIMMEL, Georg. Filosofia da Moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008.
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória e dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SOARES, Garcia Kárita. Os figurinos de Flavio de Carvalho para Cangaceira (1954): Da criação artística ao patrimônio cultural. Tese de doutorado, Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Faculdade de Artes Visuais, 2020.
TARDE, Gabriel. Les lois de l’imitation. Étude Sociologique. Paris: Felix Alcan Éditeur, 1890. DOI: https://doi.org/10.2307/1411168
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo, SP: Abril Cultural, 198.
VÖRÖS, A. L. S. Araujo. Histórias Desveladas: Considerações sobre a História da Indumentária e da Moda na Exposição “Momentos Inesquecíveis” do Museu da Indumentária e da Moda - MIMO. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
WITTMANN, Isabel . A Roupa Expressa a Identidade: Moda enquanto Tecnologia de Gênero na Experiência Transgênero. Cadernos de Arte e Antropologia, Vol. 8, No 1 -1, 77-90. DOI: https://doi.org/10.4000/cadernosaa.2018
WAUGH, Norah. Cut of womens clothes. Londres: Faber and Faber Ltda, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DAT Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.