Proposta de Educação Socioambiental Biocentrada: especulações pelo design
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.744Palavras-chave:
Educação Socioambiental, Biocentrismo, Pedagogias decolonizadoras, Design AnthropologyResumo
O território Maracanã em São Luís, Maranhão, vive atualmente uma realidade de forte especulação fundiária, acarretando a perda significativa do elemento mais representativo de sua biodiversidade, a juçara² (euterpe oleracea mart.), uma das principais fontes da economia local, tal como o turismo ecológico. Por essa razão, carece de ações que viabilizem a conservação, a regeneração e o fortalecimento socioambiental local. Nessa conjectura, enxerga-se na proposta de educação socioambiental Biocentrada, sustentada pelo Design Anthropology, o fundamento para ideação das ações. Esta proposta visa comungar os princípios de pedagogias decolonizadoras3, pautadas no pensamento biocêntrico, com a finalidade de estimular reflexões de conservação ao patrimônio natural do território em questão, a partir da aproximação com escolas e conselhos locais. O presente artigo, discorre sobre arcabouço teórico-reflexivo de tese em andamento.
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