Relato de criação e divulgação de campanha com inteligência artificial generativa

Autores

  • Bruno Serviliano Santos Farias Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco Vinícius de Lima Menezes Universidade Federal do Maranhão
  • Maiara do Nascimento Pacheco Universidade Federal do Maranhão
  • Mithelle Estefany Araújo De Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Nilton Pereira Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Rodrigo Coelho Nabate Universidade Federal do Maranhão
  • Ana Emília Figueiredo De Oliveira Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-4371-4815

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.718

Palavras-chave:

Inteligência Artificial Generativa, Concepção, Divulgação

Resumo

O presente estudo aborda a inauguração de cinco bibliotecas digitais especializadas em odontologia, salientando o papel crucial da Inteligência Artificial Generativa (IAG) nos procedimentos de criação e disseminação de informações. Inicialmente, é ressaltada a importância desses inovadores mecanismos de conhecimento no contexto da sociedade atual, assim como a contribuição significativa da IAG na formulação de novos paradigmas informativos. Na campanha de lançamento das bibliotecas é descrita a influência fundamental da IAG na concepção dos materiais promocionais. A Inteligência Artificial mostrou-se primordial na orquestração de várias etapas do projeto, analisando e sugerindo opções estratégicas. Por fim, discute-se o impacto desta tecnologia nos processos de design e comunicação. Enfatiza-se o deslocamento de uma relação vertical e hierarquizada entre o humano e a máquina para uma interação mais horizontal e colaborativa.

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Biografia do Autor

Bruno Serviliano Santos Farias, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Design pela UNESP, possui mestrado em Design pela UFMA, especialização em Design Gráfico e graduação em Publicidade e Propaganda e Desenho Industrial. Atualmente, é professor do curso de Design e da Pós-Graduação em Design da UFMA. Coordenador de comunicação da UNA-SUS/UFMA.

Francisco Vinícius de Lima Menezes, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Assistente de Comunicação da UNA-SUS/UFMA.

Maiara do Nascimento Pacheco, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Jornalista da UNA-SUS/UFMA.

Mithelle Estefany Araújo De Lima, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão. Designer da UNA-SUS/UFMA.

Nilton Pereira Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Design pela Universidade Federal do Maranhão. Designer da UNA-SUS/UFMA.

Rodrigo Coelho Nabate, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Jornalista da UNA-SUS/UFMA

Ana Emília Figueiredo De Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Profes-sora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA), Mestrado e Doutorado em Ra-diologia Odontológica pela Universida-de Estadual de Campinas (UNICAMP). É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/UFMA.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Farias, B. S. S., Menezes, F. V. de L., Pacheco, M. do N., Lima, M. E. A. D., Almeida, N. P., Nabate, R. C., & Figueiredo De Oliveira, A. E. (2023). Relato de criação e divulgação de campanha com inteligência artificial generativa. DAT Journal, 8(4), 84–99. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i4.718

Edição

Seção

Design, Arte e Tecnologia