Estendendo o alcance da memória através da expressão da pele

Autores

  • Maria Manuela Lopes

DOI:

https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.71

Palavras-chave:

Arte, Biotecnologia, Identidade, Pele, Tatuagem

Resumo

Este artigo apresenta uma ponte dinâmica entre Artes Visuais, Neurociências e Design no desenvolvimento de um projeto fronteiras como a pele do biotecnológico-artístico. A proposta de investigação artística articula corpo (humano, animal, digital) que apresenta, testa, medeia e imagina relações entre necessidades biológicas e comportamentos culturais, desafios sociais e emergência do sentido de si, interação e memória. O corpo é tratado como arquivo, superfície e interface, como desenho, em estado de devir. A pele interface entre estados emocionais e fisioló- gicos, entre superfície de demarcação sociocultural e expressão pessoal, entre mapa de experiência e máscara de aparência. A tatuagem é apresentada brevemente pela sua ligação com a permanência, com a identidade e com as novas interfaces biotecnológicas. Quando as emoções e as memórias são ligadas diretamente à transformação do corpo e visíveis ao mundo exterior, a percepção do colapsar de distância pode levar à reflexão e alteração de comportamentos coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, Y., O Fascinante Mundo da Pele, Alfragide: Lua de Papel, 2017.

ATKINSON, M. Tattooed: The Sociogenesis of a Body Art. Toronto: University of, 2003

ATKINSON, M. Pretty in Ink: Conformity, Resistance, and Negotiation in Women’s Tattooing, Sex Roles, Vol. 47, Nos. 5/6, September, 2002.

BANDODKAR, A. J. et. al. Tattoo-Based Noninvasive Glucose Monitoring: A Proof-of-Concept Study, Analytical Chemistry. American Chemical Society, dx.doi.org/10.1021/ac504300n |Anal. Chem. 2015, 87, 394−398, 2014.

BAUDRILLARD, J. Simulations [online]. (P. Foss, P. Patton and P. Beitchman, 1983.

BAUDRILLARD, J. The Consumer society: Myths and structures. London:Bennington and B. Massumi, trans., University of Minnesota, Minneapolis Press, 1998 http://faculty.georgetown.edu/irvinem/theory/Lyotard-PostModernCondition1-5.html

BITARELLO, B. Fuks, H .; Queiroz, J .: Novas tecnologias para a arte de tatuagem dinâmica. Em: Tei Quinta Conferência Internacional sobre Tangible, Enbedded e Iteração incorporada. Funchal, Portugal: Acm, 2011. Isbn 978-1-4503-0478-8, Doi: Http://Doi.Acm.Org/10.1145/1935701.1935774

BITARELLO, B., Queiróz, J .: Artefatos semióticos incorporados: sobre o papel da pele como um nicho semiótico. Artes Technoéticas: Um Jornal de Pesquisa Especulativa. Volume 12 Número 1. Intellect Ltd Artigo. Língua inglesa 2014 Doi: 10.1386 / Tear.12.1.75_1

CONWAY, M. A. Memory and the Self, in Journal of Memory and Language, no. 53, pp. 594–628. 2005.

FOUCAULT, M. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. New York: Vintage. 1995.

FOUCAULT, M. The Archaeology of Knowledge, London: Routledge. 1997

FOUCAULT, M. The Birth of the Clinic: Archaeology of Medical Perception, Taylor and Francis e-Library. 2003.

FOUCAULT, M. The History of Sexuality. New York: Vintage Books1982JENS H . Quem tem medo do entre? Em Jens Hauser Ed. Liverpool: Catálogo de exposições Sk-In. Fato. 2008KAO, H.- L., et.al. DuoSkin: Rapidly Prototyping On-Skin User Interfaces Using Skin-Friendly Materials. 2016. http://duoskin.media.mit.edu/duoskin_iswc16.pdf

LATOUR, B . A Esperança de Pandora: Ensaios sobre a Realidade dos Estudos de Ciência. Cambridge / Londres: Harvard University Press.1999.

LOPES M.M. Body Storytelling and the Performance of Memory: Arts-Based-Research and Human Enhancement. In: Streitz N., Markopoulos P. (eds) Distributed, Ambient and Pervasive Interactions. DAPI 2016. Lecture Notes in Computer Science, vol 9749. Springer, Cham. pp. 257–269, 2016 DOI https://doi.org/10.1007/978-3-319-39862-4_24

LOPES, M. M. Inside/Out: Looking Back into the Future, In Projective Processes and Neuroscience in Art and Design. Zuanon, Rachel (ed), Advances in Media, Entertainment, and the Arts (AMEA) Book Series, IGI Global, pp. 15 – 39. 2015

LYOTARD, J.-F., The Postmodern Condition: A Report on KnowledgeTranslation from the French by Geoff Bennington and Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993 http://faculty.georgetown.edu/irvinem/theory/Lyotard-PostModernCondition1-5.html

MARTIN, W. Tattoos as Narratives: Skin and Self -,Memorial University, Newfoundland, Canada

pjos.org/index.php/pjos/article/download/8841/7940. 2013

PARNANDI, A., et. al.. Chill-Out: Relaxation training through respiratory biofeedback in a mobile casual game. Mobile Computing, Applications, and Services, 2014.

SANDERS, C. Customizing the Body: The Art and Culture of Tattooing. Philadelphia: Temple University Press. 1989.

SCHACTER, D. L. The Seven Sins of Memory: How the Mind Forgets and Remembers. New York: Houghton Mifflin. 2001.

SHILLING, C. The Body and Social Theory. London: Sage. 1993

TULVING, E. Episodic Memory, From Mind to Brain, in Annual Review of Psychology no. 53, pp. 1–25. 2002.

VAN DIJCK, J. The Transparent Body: A Cultural Analysis of Medical Imaging (In Vivo: the Cultural Mediations of Biomedical Science). University of Washington Press, Washington. 2005.

VARVOGLI, L. and DARVIRI, C. Stress Management Techniques: evidence-based procedures that reduce stress and promote health. Health Science Journal, 5, 2, 74- 89. 2011.

WELLS, R., et al. Matter over mind: a randomised-controlled trial of single-session biofeedback training on performance anxiety and heart rate variability in musicians. PloS one, 7, 10, 46597. 2012.

ZWAAG, van der et. al., Directing physiology and mood through music: Validation of an affective music player. Affective Computing, IEEE Transactions on, 4, 1, 57-68. 2013.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Lopes, M. M. (2018). Estendendo o alcance da memória através da expressão da pele. DAT Journal, 3(1), 49–64. https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.71