Critérios de Realização para a Literatura Infantil Digital (LID): Dimensões Literária, Executiva e de Acesso

Autores

  • Aline Frederico
  • Giselly Lima de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.704

Palavras-chave:

Literatura infantil digital, Produção, Criação, Critérios de qualidade

Resumo

A literatura infantil digital (LID) é marcada pela interatividade e pela multimidialidade, expandindo as definições de literatura. Possui um sistema próprio de produção, circulação e recepção, que inclui intermediações diversas entre a obra e o leitor infantil. A criança leitora, por sua vez, é um indivíduo em desenvolvimento e com status de vulnerabilidade, características essas que geram a necessidade permanente da definição de critérios de qualidade, na busca por obras que suportem esse desenvolvimento, dentro da proposta estética da experiência literária, e ainda garantam sua segurança em face a conteúdos inadequados. Neste artigo, discutimos a elaboração de uma matriz de critérios de realização da LID, desenvolvida a partir de revisão bibliográfica e de grupos focais com especialistas. Visa dar apoio aos criadores dessas obras, ressaltando três dimensões principais de qualidade na literatura infantil digital: os aspectos estéticos, a qualidade de execução técnica e de segurança no acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Frederico

Pesquisadora nas áreas de leitura, literatura infantil digital, edição e multimodalidade. Professora no curso de Produção Editorial da Escola de Comunicação da UFRJ. É doutora em educação e literatura infantil pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e completou estágio pós-doutoral no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Possui ainda mestrado em literatura infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, e graduação em editoração pela Universidade de São Paulo. Faz parte do júri dos prêmios Selo Cátedra 10 da Cátedra Unesco de Leitura PUC- -Rio e ComKids Interativo. É uma das fundadoras do coletivo Leitura na Tela

Giselly Lima de Moraes

professora adjunta do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA. Desenvolve e orienta pesquisas sobre literatura infantil digital, formação do leitor e educação literária. Tem mestrado e doutorado em Educação pela UFBA, especialização em Literatura Brasileira e licenciatura em Pedagogia pela UCSal. Realizou pós-doutorado em mediação da Literatura infantil e juvenil digital na Universidade Autónoma de Barcelona. É coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas Literárias, Multimodalidade e Mediações (NAMME), membro do Coletivo Leitura na Tela.

Referências

ACERRA, Eleonora. Les applications littéraires pour la jeunesse: œuvres et lecteurs. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Linguas, Literaturas, Culturas e Civilizações, Universidade Paul Valéry, Montpelier, 2019. Disponível em: https://www.theses.fr/2019MON30106. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

ALMEIDA, Samira. Repensando a leitura literária em suporte digital: um relato das inovações criadas pela StoryMax a partir de reflexões e pesquisas acadêmicas. In: FREDERICO, A.; CARDOSO, E. (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, no prelo. n.p.

BRASIL. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14020.htm. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

CONTE, Jaqueline. A construção da materialidade digital e o problema da evanescência nos livros-aplicativos. In: FREDERICO, A.; CARDOSO, E. (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, no prelo. n.p.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Federal Trade Comission. Children's Online Privacy Protection Rule ("COPPA"). Children's Online Privacy Protection Act of 1998, 15 U.S.C. 6501–6505 Children's Privacy. Federal Registry, v. 78, n. 12, p. 3972, 17 Jan. 2013. Disponível em: https://www.ftc.gov/legal-library/browse/rules/childrens-online-privacy-protection-rule-coppa. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

FREDERICO, Aline; CARDOSO, Elizabeth. Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, no prelo.

FREDERICO, Aline. Embodiment and agency in digital reading: Preschoolers making meaning with literary apps. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Cambridge, Cambridge, 2018. DOI: 10.17863/CAM.31007. Disponível em: https://www.repository.cam.ac.uk/handle/1810/283637. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

GARCÍA GONZÁLEZ, Macarena. Enseñando a sentir: repertorios éticos en la ficción infantil. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2021. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1n1brwr

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. 2a. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura - vol. 1. Uma teoria do efeito estético. São Paulo, Ed 34, 1996.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. Londres: Arnold, 2001.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. Nova York; Londres: Routledge, 2010.

KUCIRKOVA, Natalia. Personalisation: A theoretical possibility to reinvigorate childrens interest in storybook reading and facilitate greater book diversity. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 17, n. 3, p. 304–316, 2016. DOI: 10.1177/1463949116660950. DOI: https://doi.org/10.1177/1463949116660950

MALZONI, Isabel. Os recursos digitais e sua influência nas escolhas editoriais: um estudo de caso do app Amal e a viagem mais importante da sua vida. In: FREDERICO, A.; CARDOSO, E. (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, no prelo. n.p.

MANRESA, Mireia; REAL, Neus. Digital literature for children: Texts, readers and educational practices. Bruxelas: Peter Lang, 2015.

MENEGAZZI, Douglas. Design de hotspots: diretrizes para o design de interação de livros infantis para dispositivos de interação móvel. 2020. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Artes, Comunicação e Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/67590. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

MENEGAZZI, Douglas. O design de interação no livro-aplicativo infantil: interfaces multimodais e novas oportunidades interativas com a literatura. In: FREDERICO, A.; CARDOSO, E. (orgs.). Literatura digital para crianças e jovens: teoria e prática da experiência estética. São Paulo: Educ, no prelo. n.p.

MORAES, Giselly Lima De. Trilha Sonora de Aplicativos Para Crianças e Educação Literária. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20840. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

NIELSEN BOOKDATA. Conteúdo digital do setor editorial brasileiro - ano base 2021. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2022/05/apresentacao_imprensa_Final.pdf. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

ONU. Comentário geral n° 25 (2021) sobre os Direitos das Crianças em relação ao ambiente digital. 2021. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2022/01/comentario-geral-n-25-2021.pdf. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

PRIETO, Lucas Ramada. Esto no va de libros: Literatura Infantil Digital y Educación Literaria. 2017. Tese (Doutorado dem Didática da língua e da literatura) – Departamento de Dideatica da Língua e da Literatura, e de Ciências Sociais, Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10803/460770. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

SCOTT, Carole. Dual audience in picture books. In: BECKETT, Sandra L. (org.). Transcending boundaries: Writing for a dual audience of children and adults. Nova York; Londres: Garland Publishing, 1999. p. 99–110.

TURRIÓN PENELAS, Celia. Narrativa infantil y juvenil digital. ¿Qué ofrecen las nuevas formas al lector literario? 2014. Tese (Doutorado dem Didática da língua e da literatura) – Departamento de Dideatica da Língua e da Literatura, e de Ciências Sociais, Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 2014. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/129320. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

ZHENG, Yan. The Story, the Touchscreen and the Child: How Narrative Apps Tell Stories. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Educação, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Glasgow, Glasgow, 2018. Disponível em: http://theses.gla.ac.uk/9074/. Acesso em: 9 de nov. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Frederico, A., & Lima de Moraes, G. (2023). Critérios de Realização para a Literatura Infantil Digital (LID): Dimensões Literária, Executiva e de Acesso. DAT Journal, 8(2), 202–215. https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i2.704