Second Nature, uma investigação de design conduzida pela prática sobre o consumismo respondendo a hábitos domésticos sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.29147/datjournal.v8i1.695Palavras-chave:
Mudanças Climáticas e Hábitos de Consumo, Pesquisa em Design, Design gráfico, Design sustentávelResumo
Este artigo discute um projeto de design gráfico sobre hábitos insustentáveis em casa e seus efeitos nas mudanças climáticas. O artigo reflete sobre a pesquisa de design conduzida pela prática, perguntando: Como o design gráfico pode ser usado para provocar jovens adultos a fazer mudanças positivas em relação aos seus hábitos de consumo insustentáveis em suas casas? O projeto de design intitulado: Second Nature - é uma campanha de conscientização que combina a paixão do pesquisador pela sustentabilidade ambiental e a prática criativa como forma de expressão por meio de convenções de design gráfico. O projeto respondeu à questão de investigação com uma campanha de comunicação, composta por uma série de artefactos de design, incluindo uma série de cartazes, um conjunto de zines, presença nas redes sociais e um website. Os artefactos permitem ao público refletir sobre o impacto negativo que os seus hábitos causam, proporcionando formas de fazer pequenas mudanças para um estilo de vida mais sustentável. Na condução do estudo, a investigação reflexiva e heurística foi utilizada como uma abordagem para a resolução de problemas. Na investigação, o projeto empregou métodos como revisão contextual do conhecimento, mapeamento mental, esboços e maquetes para idealizar, refletir e testar. O artigo adota um comentário sobre a prática e evidencia as decisões de design para o contexto, incluindo como os artefatos se envolvem com o público. A pesquisa contribui para os discursos atuais sobre as mudanças climáticas em um mundo dominado pelo consumismo, propondo e desvendando como uma campanha de conscientização pode ser usada como uma ferramenta para combater o esgotamento de nosso lar maior, a terra.
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